Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc abre programação da 5ª Semana Indígena nesta quarta-feira

Evento conta com exposições e rodas de conversa
Por Redação Criciúma, SC, 20/04/2022 - 15:22
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Literatura Indígena, Educação e Mudanças Climáticas estarão na pauta da 5ª Semana Indígena da Unesc. O evento terá abertura oficial nesta quarta-feira (20/4) com a Roda de Conversa Virtual entre o professor indígena Francisco Moreira Alves (Kuaray), o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Fabiano Alves e com o professor de História da Universidade, Paulo Sérgio Osório, como mediador. Os participantes farão um debate sobre a Cultura e História Guarani Mbya. Uma sessão de curtas indígenas brasileiros também faz parte da programação desta quarta-feira. A atração será no Palco Quintas Culturais, na Unesc, das 17 às 18h.

Ao longo dos próximos dias o evento contará ainda com exposições de Acervos da cultura indígena brasileira no Museu da Infância, de 19 a 30 de abril e do Povoamento do Sul de Santa Catarina: 4 mil anos de história, no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lápis), no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, aberto à visitação até o dia 30 de junho, quando encerra a programação da Semana Indígena.

“A semana indígena é um evento institucional que promove reflexões a respeito das culturas indígenas possibilitando trocas de conhecimento e a valorização dessas culturas como constituintes de nossa sociedade”, comentou a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

No dia 17 de maio a programação envolve Roda de Conversa com o tema Literatura Indígena e Educação Infantil com Edson Kayapó e com o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEABI) como mediador. Kayapó pertence ao povo Mebengokré e é ativista do movimento indígena e ambientalista no Brasil. É doutor pelo Programa de Educação: História, Política e Sociedade (EHPS) pela PUC de São Paulo e mestre em História social pela mesma instituição.

Já no dia 2 de junho haverá Roda de Conversa sobre Literatura Indígena e Mudanças Climáticas com Márcia Wayna Kambeba e também com o NEABI como mediador. Ela é ativista e escritora do Movimento Indígena, pertencente à etnia Omágua/Kambeba. A palestrante nasceu e viveu na Aldeia Ticuna, na Amazônia, até os oito anos. Graduou-se em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e fez mestrado na Universidade Federal do Amazonas.

Abertura

A abertura da programação contou com a apresentação do documentário “A Vida Guarani”, com depoimentos de Werá Tupã Leonardo, liderança indígena Guarani. O evento ocorreu no Hall do Museu de Zoologia da Unesc.

A 5ª edição é uma organização da Unesc, por meio do curso de História da Universidade e Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEABI) e conta com apoio do Museu de Zoologia da Unesc, Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lápis), Centro de Memória e Documentação (CEDOC), Museu da Infância, Colégio Unesc, Setor de Arte e Cultura, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito