Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma lei para "ordenar as abelhas" em Criciúma

Vereador vai propor ajuste que visa disciplinar as criações do inseto na cidade
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/06/2019 - 08:29 Atualizado em 17/06/2019 - 08:32
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está em vigor desde 2008, em Criciúma, uma lei que permite a criação de abelhas sem ferrão na cidade. Mas há um detalhe: somente na região do Morro do Céu. O vereador Zairo Casagrande (PSD) está liderando uma mobilização para modificar essa regulamentação.

"Três mil crianças visitam o Morro do Céu e não há qualquer risco para elas, essas abelhas sem ferrão são inofensivas. Você pode tomar banho com elas perto que nada acontece", comenta. "Se a abelha sem ferrão é inofensiva para três mil crianças, será inofensiva para qualquer um", defende.

Casagrande foi procurado por associações de meliponicultores - os apicultores e produtores de mel interessados na questão - e a intenção é destravar essa regulamentação. "Há muitas pessoas que criam abelhas sem ferrão para produção de mel em bairros da cidade. Estão fazendo ilegalmente, pois a lei autoriza somente no Morro do Céu. Ou muda a lei e proíbe abelhas com ferrão na área urbana, ou permite em toda a cidade as abelhas sem ferrão. É o que vamos propor", enfatiza.

As associações interessadas estarão reunidas na tarde desta segunda-feira, 17, para dar os últimos retoques no projeto e entregar ao vereador, para a tramitação na Câmara. "Vamos modificar isso permitindo que cultura, que é importante para a sustentabilidade do ambiente e para a polinização das plantas, essa abelha é fundamental para a apicultura", conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito