Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um protesto inusitado contra os fios baixos

Em Criciúma, comerciante amarra sacolas na fiação para chamar a atenção
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 19/08/2019 - 15:18
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem passa pela calçada da Rua Marcos Rovaris defronte a um dos acessos à Galeria Comasa, nota que o problema piorou. Não é de hoje que a fiação que passa sobre os postes da rua está mais baixa que o normal. São muitos cabos, em um emaranhado pesado e de difícil compreensão.

Irritado com o problema que vê todo dia, e faz tempo, o comerciante Idelfonso Negro se revoltou. "É todo dia isso, e cada vez pior. Então a gente se revoltou e amarramos uns sacos ali, sacos azuis para sinalizar para as pessoas. Tem gente que chega a bater com a cabeça ali", conta. Idelfonso tem um restaurante e está mudando de sede, atravessando a rua, para uma sala que está em obras e fica bem defronte ao ponto onde os fios estão mais baixos. Ele afirma que já fez vários contatos com a prefeitura. "Até com o gabinete do prefeito falei, e me prometeram uma solução. O tempo passou e nada", completou.

O comerciante Augusto Carvalho é outro com estabelecimento próximo. "Isso é muito feio para a cidade. Se não consertarem logo, vamos fazer outros protestos", antecipou.

Ciente do problema, a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, garante que a solução não depende da prefeitura. "O responsável é a Celesc, que detém os postes e os aluga para os serviços de telecomunicações, que são os donos de grande parte daqueles cabos. Não são fios energizados, são sim fios de telefone, internet e serviços desse gênero", explicou.

Criciúma conta com uma lei municipal - a lei 7130/2017 - em vigor há dois anos e que permite ao município tomar providências. "Essa lei nos autoriza a notificar a Celesc dos problemas e se, em dez dias ela não consertar, vamos lá e cortamos os fios. Já fizemos essa retirada em alguns locais", contou, citando pontos da Rua Álvaro Catão onde houve a remoção recente. "Em muitos casos, são cabos antigos que as operadores colocam novos e não tiram os velhos, causando esse problema. Tanto que quando removemos não houve problema algum aos serviços por ali", relatou. "Temos feito bastante isso", confirmou.

O caso da Marcos Rovaris foi notificado à Celesc na semana passada. Com o prazo terminando nos próximos dias, se a companhia não tomar providências a prefeitura remove uma equipe e retira os fios. "É um problema estético para a cidade e também um problema sério para os lojistas, já que caminhões não conseguem estacionar ali para desembarcar produtos", observou a secretária.

Relembre o caso: Sob os fios, tensão para quem passa

A reportagem do 4oito tratou do tema em detalhes em uma postagem de novembro do ano passado. Na ocasião, foi citado o risco existente na Rua Júlio Gaidzinski, nos arredores do Hospital São José (HSJ). Como contraponto, foi lembrado o caso da Rua Henrique Lage, onde a fiação tornou-se subterrânea há cerca de cinco anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito