Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um dia dedicado à vocação da enfermagem

Dia Internacional da Enfermagem é celebrado neste domingo
Por Redação Içara, SC, 12/05/2019 - 14:15
Foto: Giovane Marcelino / Divulgação
Foto: Giovane Marcelino / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem precisa dos serviços de saúde em Içara conta com uma equipe qualificada para prestar atendimento a população. Uma dessas categorias é a enfermagem. No Dia Internacional da Enfermagem, comemorado neste domingo, 12, essa profissão que mistura amor e desafio é uma das que conta com o quadro mais numeroso (envolvendo enfermagem e técnicos) no município de Içara.

Uma das profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria de Saúde é a enfermeira Glicia Pagnan, de 42 anos, que há 20 anos exerce a profissão. "Pra mim é gratificante ser enfermeira, é uma profissão que eu exerço com a maior paixão do mundo", comentou.

Mas a história de Glicia com a enfermagem não começou com um amor a primeira vista. Ela conta que tinha dúvidas ao entrar na graduação. "Quando a gente sai do ensino médio, sempre se questiona se aquela é a profissão correta a seguir, mas sempre gostei de cuidar das pessoas e assim fui estudando e quando vi já estava apaixonada. Foi um chute certeiro", comentou.

Formada em 1999, ela começou a carreira em Morro da Fumaça, onde atuou por dois anos como enfermeira supervisora do trabalho dos agentes comunitários de saúde, além de auxiliar nos atendimentos. Após isso, atuou em unidades de saúde em Criciúma e desde 2009 faz parte do quadro de funcionários da saúde de Içara.

"A enfermagem é uma profissão que se torna um grande desafio, tem de se doar com muito carinho, pois recebemos pacientes que chegam com problemas e precisamos dar um retorno e satisfaze-los. Mas cuidar da saúde das pessoas é um amor que renovo todos os dias", reforçou Glicia.

Paixão pelo SUS

A porta de entrada de Glicia na saúde foi pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no qual, ela demonstra paixão pelo sistema. "Na faculdade não tínhamos conhecimento profundo sobre o SUS e ao trabalhar, pude constatar que é um serviço que aprendemos a lidar com as pessoas e foi um serviço que comecei atendendo principalmente as menos favorecidas", disse.

Profissionais preparados

Em Içara, são 28 enfermeiros que atuam na saúde do município. De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, a profissão está comprometida com saúde e qualidade de vida. "O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde e ficamos felizes nesta data de destacar a importância deles para a saúde dos içarenses", comentou. 

Na segunda-feira, às 16h, na Secretária de Saúde, será realizado um encontro para discutir desafios da profissão com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além das sugestões e propostas de trabalho para aperfeiçoamento de fluxo, será comemorado também o mês da enfermagem. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito