Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Um ano muito bom”, diz Serginho a respeito da base

Coordenador das categorias de base do Criciúma valoriza temporada dos garotos do Tigre
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 14/12/2018 - 10:00
Em 2018, a equipe Sub-19 do Tricolor levantou o troféu da Copa Sul/Foto: Marcelo Negreiros/Federação Catarinense de Futebol
Em 2018, a equipe Sub-19 do Tricolor levantou o troféu da Copa Sul/Foto: Marcelo Negreiros/Federação Catarinense de Futebol

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O futebol profissional do Criciúma encerrou a sua temporada no dia 24 novembro, naquele 2 a 0 diante do Sampaio Corrêa, que livrou o Tigre de um rebaixamento. Se o ano da equipe principal do Tricolor não foi muito agradável, por outro lado, os garotos da base, os futuros jogadores do clube e de outros times do Brasil, tiveram um ano com bons resultados.

A reta final da temporada dos times de base do Tigre foi de alegria. Somente entre o mês de novembro e dezembro a meninada chegou a quatro finais. A primeira foi com o Sub-19, que se consagrou campeão da Copa Sul da categoria. Depois foram três vices-campeonatos até o momento. O Sub-15 e o Sub-17 chegaram na decisão do Campeonato Catarinense e perderam para a Chapecoense e Atlético Tubarão, respectivamente. Ainda teve o Sub-14, que deixou o título escapar para o Internacional pela BG Prime.

“Isso é de se valorizar e muito. Mostra que o nosso trabalho vem dando resultados. Não tem que lamentar um vice-campeonato. Pelo contrário. É muito importante para nós ter chegado onde chegamos. Passamos por grandes clubes para conseguir alcançar”, destacou o coordenador geral das categorias de base do Criciúna, Sérgio Lopes, o Serginho.

Todo o preparo para o jogador 

O coordenador aponta que, antes de pensar em títulos, é preciso primeiro refletir sobre a principal função das categorias de base. “Nosso objetivo é formar atletas que possam se tornar profissionais campeões”, disse. “Também tem todo um lado social. Não é só questão do futebol. Nossa estrutura contempla diferentes setores para oferecer o melhor para nossos atletas. Eles tem atendimento com nutricionista, psicólogo, fisiologista, aprendem como se comportar nas redes sociais, no dia a dia, educação financeira entre outras coisas”, descreveu Serginho.

Os frutos, aos poucos tem sido colhidos. “Temos atletas, como o Julimar, o Reinaldo e outros que hoje estão no profissional e jogam nas categorias de base. Estão seguindo no caminho que a gente pensa. Todo esse reconhecimento vem. Nosso trabalho aqui dentro, de toda a gestão da base, tem recebido elogios de vários grandes clubes que possuem investimentos muito maiores. Posso garantir com todas as letras. Tivemos um ótimo ano”, afirmou o coordenador.

Copa São Paulo e Taça BH

Em 2018, o Criciúma avançou até a terceira fase na Copa São Paulo de Futebol Júnior, considerada a mais importante da categoria. Tigre perdeu para o Athlético-PR e não conseguiu avançar para as oitavas de final. No ano de 2019, o Criciúma quase ficou de fora da competição. A vaga veio através de um pedido à Federação Paulista de Futebol (FPF), que abriu um lugar para o Tricolor.

“A gente terminou o Campeonato Catarinense Sub-20 em quinto e isso não nos classificou direto para a Copinha. Algo de errado havia, corrigimos. Conseguimos melhorar no ano e a vaga para a Copa São Paulo veio. Já estamos nos planejando o ano que vem para o ser melhor no ano que vem. Mas vamos com calma, nosso objetivo é uma fase por vez”, evidenciou.

Na Taça BH, o desempenho foi semelhante. “Caímos também na terceira fase. Mas foi para o Santos. Duelar com times deste nível nos dá experiência e mostra nossos jogadores para o mercado”, exaltou.

Trabalho longo

Serginho acredita que não é de hoje que os jogadores de base do clube vem se destacando. Ele lembra a trajetória do grupo nos últimos três anos. “Temos três títulos e cinco vices com Sub-15, Sub-17 e Sub-20. As outras categorias também estão sendo lapidadas e eles vão subindo de categoria. Então é um trabalho contínuo”, enalteceu.

Neste ano, o planejamento para o ano que vem já está bem encaminhado. “Começamos há uns 20 dias as transições. Já tivemos algumas dispensas. Todo o projeto para o ano que vem está definido. Por isso, com toda humildade, estamos sendo referência. Esperamos que a próxima temporada seja tão boa quanto essa”, projetou Serginho.

Tags: base criciuma

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito