Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Turvo, a líder no plantio de arroz no Sul

Números mostram a força da produção agrícola e a relação direta com a forte mecanização do campo
Por Vanessa Amando Turvo, SC, 19/03/2019 - 08:01
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ponto alto da agricultura turvense é, sem sombra de dúvidas, o cultivo de arroz. O município possui quase 10,5 mil hectares para este tipo de plantação, o que coloca a cidade como a maior produtora de arroz da região Sul catarinense. Turvo também é considerada a capital catarinense da semente de arroz, uma semente certificada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

“O município tem 1,2 mil hectares para a plantação de sementes de arroz. Esse é um produto que colaborou grandemente para o desenvolvimento da cidade e os produtores têm o apoio dos governos Municipal, Estadual e Federal para que continuem crescendo e contribuindo com o crescimento de Turvo e da região como um todo”, pontua o prefeito, Tiago Zilli.

O município conquistou, ainda, o título de “Capital da Mecanização Agrícola” e os números falam por si: são 887 tratores, 339 plantadeiras de arroz e 157 colheitadeiras de arroz. “São indicativos que mostram a força da produção agrícola em Turvo, inclusive por meio da mecanização. Por isso, o Município procura investir bastante em infraestrutura, para que os produtores tenham boas condições para cultivar e comercializar seus produtos”, afirma Zilli.

Segundo na AMESC

O prefeito lembra que, no ano passado, o Governo recebeu o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os indicativos de Turvo. Ele ressalta que “esses dados também mostram um pouco da grandeza de Turvo”. Zilli frisa que, atualmente, o município conta com cerca de 13 mil habitantes, o que não impede Turvo de ter bons indicadores. “Somos o segundo maior movimento econômico entre os 15 municípios da AMESC, ficando atrás apenas de Araranguá”.

Pitaya, uma das novidades na produção agrícola de Turvo

Em busca de vocação no turismo

Na busca por alternativas para diversificar a economia, Turvo achou um norte que vem crescendo. Tendo como pontos turísticos o Morro Três Marias, o Morro Pelado e o Museu Municipal – com cerca de 2 mil peças de acervo da época da colonização –, a Prefeitura passou a investir no turismo, tanto de eventos quanto de negócios e, agora, no rural.

“Também teremos, em breve, o primeiro Museu Público da Mecanização Agrícola. Mesmo assim, apenas esses pontos não são suficientes para movimentar o turismo. Pensando nisso, há dois anos, foi inaugurado o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, um dos maiores da região. Ele é bastante procurado por grupos de todo o Sul catarinense, até de cidades mais distantes, para a realização de eventos variados e feiras de negócios”, explica a diretora de Turismo, Janaína Nicolette Pedro.

Ela lembra, ainda, que o município atrai milhares de visitantes para a Festália, nos anos pares, mais voltada para a cultura do povo e a colonização italiana, e para a Festa do Colono, em anos ímpares, bastante focada no agricultor, com o desfile e a Arrancada de Tratores, uma das maiores do gênero na região, além da Feira de Negócios. “Essas festas atraem turistas para o Turismo de Eventos e também o de Negócios, além de movimentarem a economia do município como um todo”, pontua.

Turvo ganhou um Centro de Eventos

Incentivos ao turismo rural

Em parceria  com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Administração Municipal investiu em um Curso de Turismo Rural. Além da aprendizagem, ele serve para conscientizar e incentivar produtores que possuem propriedades rurais, principalmente nas proximidades da BR-285, a abrirem as portas para visitantes, seja transformando em uma pousada ou em um restaurante, por exemplo.

“Pode ser normal para a gente, mas tem pessoas que nunca tiraram leite direto da vaca ou andaram a cavalo, nunca colheram a fruta direto do pé, e elas estão dispostas a pagar por isso. É um tipo de turismo que está em plena expansão em cidades mais do interior, por isso recomendamos que os produtores adaptem suas propriedades e passem a receber essas pessoas”, ressalta a diretora.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito