Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Turma do técnico em Química aprende a fazer biodiesel

Proposta foi desenvolvida na disciplina de Química Orgânica II do Colégio Satc
Por Redação Criciúma, SC, 27/11/2020 - 13:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Juntar óleo de soja, metanol, uma base forte e um processo de transesterificação, e se tem o biodiesel. Pode parecer estranho, mas o processo de transesterificação é um dos métodos trabalhados na disciplina de Química Orgânica II com os estudantes do curso técnico em Química do Colégio Satc.  

A professora Alessandra Vieira está trabalhando com a turma da 4ª fase os conteúdos que envolvem os ésteres, que são compostos orgânicos oxigenados, formados a partir da reação química entre um ácido carboxílico e um álcool. Na aula prática, realizada no Laboratório e com transmissão online para os alunos que estão em casa, foi possível acompanhar a atividade.  

“O processo de esterificação permite que se extraia aromas e essências das mais diversas. Aqui, estamos juntando óleo, metanol e soda, promovendo o aquecimento para a transformação das moléculas”, explicou a professora Alessandra.  

A estudante Julia Rosso Topanotti veio para o laboratório acompanhar os experimentos. Um dos subprodutos que surge no processo de produção do biodiesel é a glicerina. “Vou usar para fazer sabonetes”, informou Julia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito