Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trombose: doença silenciosa, mata uma em quatro pessoas

Esta terça é o Dia Mundial da Trombose, e o alerta está reforçado pelos especialistas
Por Redação Criciúma, SC, 13/10/2020 - 21:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta terça-feira, 13, no Dia Mundial da Trombose, o alerta: mais de 44% dos brasileiros não sabem quais são os sinais e sintomas e, por isso, não conseguem identificar a doença.

“A trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia ou artéria. Ter um estilo de vida saudável é uma das principais formas de prevenção, mas não o suficiente. Um check-up vascular é muito importante para detectar fatores de risco que possam facilitar o desenvolvimento de um trombo”, explica a cirurgiã vascular Mariana Desconci Lupselo. Entre os sinais da doença estão: mudança de cor, ficando azulada ou avermelhada; dor principalmente na panturrilha, mas se espalhando para o tornozelo e o pé, a perna pode inchar em diferentes graus; sensação de queimação e peso constantes nas pernas; aumento do calibre das veias ou das varizes pré-existentes. 

Segundo Daniel Lupselo, a trombose venosa é a mais comum e ocorre quando o coágulo bloqueia uma veia. Esse tipo pode causar embolia pulmonar. Na arterial, o coágulo bloqueia a artéria, podendo levar a um acidente vascular cerebral. “As varizes aumentam o risco de trombose venosa. Dentro das veias dilatadas, o fluxo sanguíneo fica mais lento e isso favorece a formação dos coágulos. Mais do que pela estética, cuidar das varizes evita essa e outras complicações, como erisipela (zipra e úlceras varicosas)”, aponta o cirurgião vascular. “Em caso de dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, além de manchas na pele, coceira e descamação, um profissional da área deve ser procurado”, reforça Lupselo.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma meta global para reduzir em 25% o número de mortes prematuras por doenças não infecciosas até 2025. Uma pesquisa mundial recente revelou que 10 milhões de casos de Tromboembolismo (TEV) ocorrem anualmente – em países de baixa, média e alta renda. No Brasil não existe dados precisos.  

Principais causas da trombose:

Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal
Tabagismo
Ficar sentado ou deitado muito tempo
Hereditariedade
Gravidez
Presença de varizes
Idade avançada
Pacientes com insuficiência cardíaca
Tumores malignos
Obesidade
Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos
História prévia de trombose venosa

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito