Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Troca de experiências e aprendizado no Festival de Bandas da Satc

Evento realizado neste sábado reuniu 12 bandas de sopro e percussão
Por Redação Criciúma, SC, 29/09/2019 - 18:03Atualizado em 30/09/2019 - 04:05
Divulgação
Divulgação

Jovens e experientes músicos se reuniram para mais uma edição do Festival de Bandas de Sopro e Percussão da Satc. Há 27 anos na área musical, o maestro Geziel Sousa Mota veio com duas bandas para o evento e muita expectativa. “Sempre vamos para apresentações, mas só com uma banda. É difícil encontrar outros colegas. Por isso, quando temos essa oportunidade, aproveitamos para ver, tocar juntos e participar”, afirmou.

Maestro Geziel trouxe a Banda Municipal de Praia Grande e a Banda Marcial de Gravatal. “O ensino da música não é apenas pelo espetáculo, mas ao trabalhar com instrumentos de sopro ajudar até a melhorar questões da saúde dos jovens”, ressaltou.

Para quem participa, a emoções de tocar para o público, o frio na barriga, valem muito. Com apenas 8 anos, Nandine da Rocha era uma das mascotes do evento, realizado na tarde deste sábado, 28, no ginásio 2 da Satc. Integrante da Banda de Praia Grande ela começou a tocar aos 5 anos. “Toco prato e gosto muito”, comentou.

As 12 bandas que se apresentaram no Festival trouxeram um repertório variado, que oscilou entre músicas clássicas até ritmos bem atuais. Algumas trouxeram o corpo coreográfico, acompanhando as melodias e dando um show à parte. Os grupos oscilam desde projetos educacionais, que reúnem estudantes de redes públicas e municipais, até outros já profissionais.

O troféu do Festival de Bandas de 2019 homenageou o diretor executivo da Satc, o engenheiro Fernando Luiz Zancan. “Emociona ver tantos talentos, de tantas idades, fazendo um espetáculo como esse. A Satc sempre teve e terá esse papel de fomentar a música e a cultura”, disse.

Participantes:

Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha

Banda Cruzeiro do Sul

Banda Praia Grande

Banda Municipal de Forquilhinha

Banda Municipal de São João Batista

Banda Marcial Cedup

Associação Musical Santa Bárbara (Lauro Müller)

Banda Marcial de Gravatal

Fanfarra Mirim da Escola Serafina Milioli Pescador

Banda Marcial C.C.F. (Tubarão)

Banda Cerpalo (Paulo Lopes)

Banda Marcial da Satc