Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Triagem com mais de 160 atendimentos em Cocal do Sul

Procura ocorreu em duas semanas. Município não tem casos confirmados de coronavírus
Por Redação Cocal do Sul, SC, 03/04/2020 - 13:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo Municipal de Cocal do Sul concluí mais uma semana de enfrentamento sem nenhum registro positivo ao Covid-19. A situação positiva até o momento, é o resultado de um trabalho intenso que vem sendo realizado desde o mês de março, quando o município e a Secretaria de Saúde montaram um Plano de Contingência voltado para a prevenção e combate com base nos acontecimentos do cenário mundial. A formação de um Comitê reunindo vários setores mantém diariamente reuniões e discussões diárias de forma on-line para traçar ações e, desta forma, evitar o contágio. Até o momento, dois casos seguem suspeitos e quatro foram descartados.

O município tomou todas as providências conforme decreto do Governo de Santa Catarina e, nesta semana, prorrogou por mais seis dias as medidas de isolamento, mantendo acordo com as empresas, fechamento do comércio, critérios para funcionamento de mercados.  Tudo monitorado pela Vigilância Sanitária para garantir a quarentena.

“A tendência do Governo do Estado é aos poucos voltar com as atividades econômicas de forma cautelar. Além da doença, a economia da nossa cidade e do país é a tangente que mais preocupa. Nosso pedido é para que a população compre aqui e ajude a fomentar o comércio e nossas empresas. Temos muitas atendendo em formato delivery. Temos nos resguardado nesses 15 dias para tomar todas as medidas necessárias para que o vírus não chegue com muita força em nossa cidade. Não sabemos como será daqui para a frente, pois os casos só aumentam no Brasil, no Estado e em nossa região. Nós vamos continuar tomando todas as medidas para atenuar tudo isso para que lá na frente podermos contabilizar o menor impacto negativo possível", declara o prefeito Ademir Magagnin.

A Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez afirma que a grande preocupação continua sendo a circulação de pessoas. “Temos muitas que ainda não respeitam as regras e forçam a aglomeração. A população precisa estar atenta a todas as orientações, caso contrário o movimento que a gente fez lá atrás vai ficar prejudicado agora. E não há desculpas para a falta de informação. Tudo é bem claro e todos tem acesso as orientações”, observa.

Centro de Triagem

A equipe de saúde de Cocal do Sul que atua na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus conclui mais uma semana apresentando números positivos diante da batalha. Como medida de emergência, o município criou um Centro de Triagem, no Centro Dia do Idoso, no bairro Jardim Itália. Até ontem (2), 166 pessoas passaram pela avaliação de médicos e enfermeiros que atuam no local de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h. 

A técnica em enfermagem, Cristhiane Martins explica que a pessoa chega no local e é avaliada. “Se o sintoma for grave, ela é encaminhada ao Hospital. Caso contrário, recebe a orientação da quarentena de 14 dias em isolamento na sua casa. Antes nós só fazíamos o monitoramento com as pessoas que viajaram, agora não.  Toda síndrome gripal avaliada recebe o procedimento devido que passa a ser controlado pelas enfermeiras da unidade de saúde pelo qual o paciente pertence”, explica.

No município, o monitoramento de pessoas em isolamento domiciliar chega a 47  e o controle é diário. Todos os dias as pessoas vão recebendo alta e novas passam a ser acompanhadas. 

A secretária de Saúde acredita que a população entendeu o propósito do Centro de Triagem. “Estamos realmente atendendo as pessoas com síndromes gripais e os números vem caindo. No primeiro dia de atendimento, 23 de março, foram 51 pessoas, depois passamos para 20, 19, 15 ... e nesta quinta-feira (2), fechamos com 6. Esses números refletem uma situação controlada, mas que requer cada vez mais cuidado e alerta”, afirma. 

Até o momento, quatro exames foram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen. Desses, 2 foram descartados e 2 aguardam o resultado que leva até sete dias para ser encaminhado.

Sinara ressalta ainda que o município fez a solicitação de testes rápidos por meio da Amrec. “Estamos aguardando. Assim que todos os municípios receberem, nós divulgaremos qual será o protocolo de disponibilidade do teste”, conclui.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito