Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Três produtos catarinenses recebem certificado de Indicação Geográfica

Certificado é concedido a produtos cujas propriedades são influenciadas por fatores locais de produção
Por Redação Florianópolis - SC, 16/09/2019 - 16:16 Atualizado em 16/09/2019 - 16:16
Foto: Luiz Fernando Vianna / Epagri
Foto: Luiz Fernando Vianna / Epagri

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Epagri realiza na tarde desta terça-feira, 17, evento para entrega dos documentos de delimitação geográfica das Indicações Geográficas (IG) do Mel de Melato da Bracatinga, dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina e da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A cerimônia acontece no auditório da Epagri, em Florianópolis, a partir das 15h30min.

A Indicação Geográfica é uma certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que garante que um produto só tem aquelas propriedades porque sua produção é influenciada por características ambientais ou culturais de uma determinada região. Santa Catarina já tem as IGs Vales da Uva Goethe e Banana Corupá. As IGs do Queijo Artesanal Serrano e a da Erva-mate do Planalto Norte Catarinense estão em avaliação no INPI.

A Epagri atua como animadora dos processos de obtenção das IGs em Santa Catarina e é a responsável por fazer as delimitações geográficas, entre outras ações. A delimitação geográfica é feita de acordo com alguns critérios ambientais (altitude, clima etc) e também leva em conta a notoriedade do produto naquela região. A esse documento, juntam-se outros, como levantamento histórico de cada produto, que vão formar um dossiê a ser encaminhado para análise do INPI.

De acordo com Márcio Sônego, pesquisador agrônomo da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, outro produto que poderia receber Indicação Geográfica é a banana do Sul catarinense. "Por ser produzida em clima subtropical, ela tem uma polpa mais firme e um sabor melhor do que a do norte do país. Ela acumula mais açúcar", explica o pesquisador.

Workshop

Nos dias 30 e 31 de outubro a Epagri promove o Workshop Catarinense de Indicação Geográfica (IG), na sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O evento tem entrada gratuita e terá uma mostra dos produtos que já contam ou que estão em processo de obtenção de IG. Uma chance imperdível para conhecer melhor esse universo de produtos característicos do território catarinense.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito