Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Três locais impróprios para banho na região

Problemas foram verificados em Passo de Torres, Rincão e Arroio do Silva. Relatório do IMA será semanal
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 09/12/2018 - 10:28
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

O litoral Sul de Santa Catarina conta com três pontos impróprios para banho. O número foi apontado pelo primeiro relatório semanal de Balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. O documento, divulgado nessa sexta-feira, desaconselha banhar-se no mar próximo à Avenida Mondardo, no Arroio do Silva, no arroio do Balneário Rincão e no Braço Morto do Rio Mampituba, em Passo de Torres. 

Além dos três pontos impróprios, outros 37 foram considerados próprios para banho, de um total de 40 locais monitorados no Litoral Sul, desde Garopaba a Passo de Torres, passando por Morro dos Conventos, em Araranguá, Imbituba, Laguna, Jaguaruna e Balneário Gaivota.

A publicação também frisa que a coleta de bal- neabilidade determina a situação da água apenas no ponto específico, e não em toda a praia. A coleta é realizada nos locais mais suscetíveis à poluição. 

Mais sobre a balneabilidade

O teste de balneabilidade oferece conhecimento sobre os pontos de banho do litoral. Ele verifica se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. É realizada a contagem da bactéria Escherichia coli (EC), encontrada em fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local. 

A água é considerada própria para banho quando 80% ou mais amostras das últimas cinco semanas apresentem um máximo de 800 EC por 100 mililitros de água. Todas as amostras devem vir do mesmo ponto de banho.  

Anteriormente feita de maneira mensal, a coleta de água para testes em pontos do litoral catarinense agora será divulgada semanalmente, visto a aproximação da temporada de veraneio.