Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TRE mantém cassação dos cinco vereadores de Sombrio

Decisão se deu por entendimento de fraude na participação feminina na eleição
Por Francieli Oliveira Florianópolis, SC, 20/09/2018 - 21:08 Atualizado em 20/09/2018 - 21:11
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em julgamento de embargos de declaração, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o recurso proposto pela defesa e manteve a cassação dos cinco vereadores de Sombrio. Agora, o Legislativo deve ser notificado para que execute a ação. 

Nego Gomes (MDB), Carlinhos Gomes (MDB), Som da Garuva (MDB), Adenir Duarte (MDB) e Daniel Cardoso (PSB) perderam seus mandatos porque os juízes do TRE entenderam que a participação feminina no processo eleitoral, que precisa atingir os 30%, não foi respeitado pela coligação e que houve ainda o uso de candidatas laranjas. A decisão foi proferida no dia 2 de agosto. A ação foi proposta pelo Partido Progressista.

A decisão influencia na composição da Câmara de Vereadores de Sombrio, já que a coligação toda foi indeferida. Para saber quem assumirá os cargos vagos, será refeito o cálculo dos votos válidos e do coeficiente eleitoral.

O advogado que defende os vereadores, Pierre Vanderlinde, explicou à época da decisão do TRE, que é essa é uma decisão nova, sendo o TRE de Santa Catarina o terceiro no país a ter entendimento neste sentido, os outros foram São Paulo e Rio Grande do Sul. No caso de São Paulo há uma decisão do TSE, em caráter liminar, para que se mantenham os cargos até o julgamento por aquela Corte. A expectativa é que ocorra o mesmo no caso de Sombrio.

Confira mais detalhes nesta sexta-feira em A Tribuna.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito