Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trânsito na orla para pescadores e clientes, impasse resolvido

Prefeito assina decreto que flexibiliza tráfego na praia no Rincão até meados de agosto
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/06/2019 - 16:51 Atualizado em 17/06/2019 - 17:00
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vigora desde 2011 um acordo mediado pelo Ministério Público (MP) para permitir o tráfego de carros conduzidos por pescadores devidamente credenciados em toda a orla do Balneário Rincão. Ocorre que a medida não vinha sendo aplicada pela Polícia Militar (PM).

"Além da falta do pescado estamos enfrentando problemas na entrada da orla com os pescadores. Infelizmente os nossos pescadores estão sendo multados, notificados na beira da praia pela Polícia Militar. Isso está incomodando e muito", reclamou na manhã desta segunda-feira, 17, em entrevista à Rádio Som Maior, o presidente da Colônia de Pescadores do Balneário Rincão, João Piccolo. 

Na semana passada, quando houve as primeiras pescarias de grande quantidade na orla, atraindo profissionais e curiosos, houve casos de multas para quem trafegou pela praia. "Ela entra, faz a notificação e infelizmente o veículo que foi notificado tem que correr atrás para apresentar documentação e dar baixa na multa. Eles tem adesivo da Colônia de Pescadores, tem uma carteira no painel do carro identificando que ele é pescador, mas infelizmente ainda tem pescadores notificados. É lamentável que isso esteja acontecendo", frisou.

Decreto resolve o problema

A reclamação dos pescadores pautou reunião na tarde desta segunda na prefeitura do Rincão, e uma solução foi alcançada. O prefeito Jairo Custódio assinou um decreto delimitando uma área de livre circulação e estacionamento de veículos na orla, entre 1º de junho e 16 de agosto, período compreendido pela safra da tainha. O direito está estendido a todos os pescadores com carteirinha e adesivos da Colônia e também aos demais populares que se deslocam para a compra do produto.

"Buscamos delimitar um espaço para que as pessoas também possam circular nesse perímetro determinado na orla. Uma forma de atrair o turista que vem acompanhar a pesca da tainha e comprar um peixe. É um atrativo cultural de nossa cidade, ver os pescadores tirar as redes de pesca e ali mesmo comprar seu peixe. Só pedimos a compreensão de todos para que tenham responsabilidades ao dirigir e respeitem o perímetro que é proibido", comentou o prefeito.

A circulação dos veículos só está vedada no trecho entre as ruas Castro Alves e Minas Gerais, onde somente carros oficiais e de pescadores identificados poderão transitar. "Com esse decreto nossos oficiais vão poder realizar o seu trabalho", afirmou o sargento Reginaldo Rzatki, da PM do Rincão. "Sabemos que a pesca da tinha gera uma expectativa muito grande. Os carros identificados dos pescadores estão sendo respeitados", completou.

Sobre a necessidade de liberar o acesso aos eventuais clientes dos pescadores, o presidente Piccolo reforçou que "muitas pessoas que vem, querem comprar direto do pescador, não tem acesso à orla. Deu tainha próximo à barra do Torneiro, pessoal precisa entrar na praia para comprar do pescador. Se entrar na praia é notificado e multado. Isso atrapalhava e bastante", arrematou.

Placas de identificação estão produzidas e o decreto entra oficialmente em vigor nesta terça-feira, 18.

(Colaboração: Franciele Fernandes / Comunicação / Balneário Rincão)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito