Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trabalhadores da JBS de Nova Veneza reclamam retirada de EPI

Conforme sindicato, empresa alega que avental foi retirado após resíduos plásticos terem sido encontrados no produto final
Por Marciano Bortolin Nova Veneza, SC, 08/07/2020 - 15:07 Atualizado em 08/07/2020 - 15:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Trabalhadores da unidade da JBS de Nova Veneza reclamam que a empresa retirou um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de cerca de 150 trabalhadores de um setor na semana passada.

O avental, um protetor de plástico é utilizado pelos trabalhadores na linha de produção. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr), Jeovanio Eler, diz que a empresa alega que resíduos deste material foi encontrado no produto final, o que ele não acredita. “Para nós ficou claro que é redução de custo. Eles alegaram que ia no produto, resíduos de plástico, mas não tem nada a ver. Se fosse isso não tinham dado um equipamento que vai no braço e que é do mesmo produto”, alega.

Entre as reclamações, conforme a empresa, uma veio do Japão, cliente final que informou ter encontrado pedaços de plástico em um lote de frangos de exportação. Eler diz que devido a retirada do EPI, os trabalhadores acabam tendo que trabalhar molhados durante todo o turno. “Estamos tentando uma reunião com o gerente da empresa, não tivemos êxito nenhum. Apresentamos provas que os trabalhadores estão trabalhando molhados”, salienta.

O presidente analisa que o setor frigorífico segue com foco de crescente de contaminação pela Covid 19 e, os EPIs são um dos itens essenciais para prevenir o agravamento dos casos. A funcionária da unidade e diretora do Sindicato, Gisele Adão, também reclama da fala do EPI. “Agora nós trabalhadores teremos que realizar os serviços com a camisa úmida e muitas vezes molhada, piorando ainda mais as condições de trabalho e colocando em risco a nossa saúde", fala.

Conforme ela, o avental é fundamental, junto aos demais equipamentos de proteção, já que os funcionários exercem as atividades em locais de trabalho de temperaturas baixas.

Posicionamento da empresa

Através de nota, a JBS ressalta que os uniformes utilizados em suas unidades seguem todas as regras. “A JBS esclarece que os uniformes utilizados em suas unidades seguem as mais rígidas regras de biosseguridade e normas de saúde e segurança estabelecidas pela Norma Regulamentadora 36 (NR-36)”, salienta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito