Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TJSC lança "Confinamento sem Violência me representa"

Tribunal de Justiça lança campanha perante à preocupação com o crescimento da violência doméstica
Por Redação Florianópolis, SC, 22/05/2020 - 22:51
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A violência doméstica contra a mulher aumentou durante a quarentena, embora o número de notificações e os pedidos de medida protetiva tenham diminuído. Isto se deve, em parte, à dificuldade das vítimas em fazer a denúncia.

Sem transporte público, p​or exemplo, muitas não conseguem ir a uma delegacia, ainda que haja a possibilidade, aqui em Santa Catarina, de fazer essas denúncias por telefone, por e-mail, pelo WhatsApp e outros aplicativos.

É possível registrar um boletim de ocorrência eletrônico, sem sair de casa. Mas muitas mulheres desconhecem estes caminhos e foi pensando nelas - nas que ainda sofrem em silêncio - que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, idealizou a campanha "Confinamento sem Violência me representa"

A ideia é simples: levar informação para os lugares onde há circulação de pessoas, entre eles supermercados, farmácias e postos de gasolina, serviços considerados essenciais e que continuam a funcionar durante a pandemia. Nestes lugares são afixados cartazes em tamanho A4, com orientações e contatos para as denúncias. O estabelecimento recebe o cartaz por e-mail, imprime e o coloca nos espaços mais visíveis. Ou seja, em momento de crise e de contenção de despesas, a campanha não tem nenhum custo para o Poder Judiciário.

Até o momento, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATs) e as Redes de Supermercados Angeloni e Giassi manifestaram seu apoio e adesão à Campanha, com a impressão e afixação dos cartazes. Qualquer outro estabelecimento, público ou privado, que tenha interesse poderá participar da campanha. Quanto maior o engajamento, maior chance dessas informações chegarem ao conhecimento das vítimas e de seus familiares, amigos, vizinhos ou colegas.

"Na maioria dos casos o grande desafio dessas mulheres - independentemente do isolamento social - é superar o medo. E um dos caminhos dessa superação é, sem dúvida, a informação de qualidade. Essa é a razão da nossa campanha e, além disso, queremos prevenir a violência", afirma a desembargadora Salete Sommariva, que comanda a Cevid. Veja neste link​ os detalhes da campanha.

Como participar

Qualquer interessado pode imprimir os cartazes (em folha de papel tamanho A4) e afixar em locais com ampla circulação de pessoas no estabelecimento.

Encaminhar e-mail para [email protected], para informar que está apoiando a campanha, com registros fotográfico para divulgação e incentivar novas adesões de parceiros. 

As publicações referentes à campanha nas redes sociais deverão, preferencialmente, utilizar as hashtags #confinamentosemviolência, #ajustiçanãopara e #nãosecale.

Como denunciar

·        Ligue 180 - denúncias e informações sobre violência doméstica (Governo Federal)
·        Ligue 190 - Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência
·        Disque Denúncia 181 - Polícia Civil de Santa Catarina
·        Telefone (48) 98844-0011 - WhatsApp/Telegram da Polícia Civil de Santa Catarina
·        Boletim de Ocorrência eletrônico 
·        Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS)
·        Email: [email protected] - Informações, reclamações e sugestões

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito