Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Times formados e projetos em andamento no Startup Weekend Criciúma Industry

Mais de 100 participantes de quatro áreas de conhecimento imergem na missão de transformar ideias em negócios com potencial de utilização
Por Redação Criciúma, SC, 08/06/2019 - 07:31 Atualizado em 08/06/2019 - 08:04
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A produção intelectual está em ebulição entre os 105 participantes do Startup Weekend Criciúma Industry. O evento na SATC determina o objetivo de transformar ideias inovadoras em projetos de negócios durante o fim de semana. O desafio lançado na noite desta sexta-feira (7) a equipes constituídas de pessoas das diferentes áreas de atuação reunidas no evento – desenvolvedores de softwares, designers, de gestão e industriais – termina às 17h de domingo (9).

No início das 54 horas, os participantes tiveram a oportunidade de contar as suas ideias e recrutarem interessados em tocar o projeto em conjunto. “É a quarta vez que Criciúma sedia um Startup Weekend, mas nessa edição em especial os projetos devem obrigatoriamente se destinarem ao setor industrial. Para isso, contamos com o apoio de empresas patrocinadoras e apoiadoras que se disponibilizaram a trazer problemas e processos com oportunidades de melhorias”, conta o membro da comissão organizadora do evento, Jefferson Machado.

Experiências de vida acadêmica e profissional mudam, mas os participantes se unem no sentimento de expectativa de sair com um projeto bem sucedido no fim de semana e a adrenalina em alta. Sensações já vividas pelo engenheiro eletricista Luiz Cassettari, dono da ideia vencedora do Startup Weekend Criciúma 2017. Mesmo com a Waterconn em andamento, ele quis voltar para o ambiente para renovar o gás empreendedor. “Dessa vez venho para escolher uma ideia de outra pessoa, acreditar nela e ajudar o grupo. Vou aprender e também acredito que vou ajudar com as minhas vivências em indústria e por saber programar”, espera.

Marinheira de primeira viagem, a gerente comercial de uma empresa de soluções para indústrias, Carla Lucyk, busca a experiência de participar da criação de um negócio sob todos os aspectos, aumentando o espectro comercial e marketing na qual atua. “É uma oportunidade interessante também de conhecer as necessidades de inovação para o mercado regional em setores que não tenho tanto conhecimento”, observa.

Mentores

Os participantes não contam apenas com as qualidades dos colegas de time para a execução das ideias. Um grupo de 11 mentores dará apoio às equipes durante todo o evento, indicando os caminhos a serem seguidos para que as os projetos tenham as prerrogativas de resolver problemas reais com soluções disruptivas, relata uma das mentoras, a professora da FGV Neila Xavier. “Nosso papel será de facilitar, repassando diferentes conhecimentos técnicos aos grupos, orientando o papel de cada um na construção do projeto e que todos tenham uma visão sistêmica da criação de um negócio”, explica.

SWI

O Startup Weekend Criciúma Industry é uma realização da aceleradora americana Techstars e da Google for Startups, numa metodologia aplicada em Startup Weekends em mais de 100 países. Esta edição tem o patrocínio da Satc, Plasson, Farben, Ceusa, Librelato e Ibis Hotéis.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito