Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tigre visita o Figueirense precisando da vitória neste sábado

Clássico é decisivo para os dos times na fuga contra o rebaixamento; Cavalo tem apenas uma dúvida para o jogo
Por Heitor Araujo Florianópolis - SC, 25/10/2019 - 17:46
No primeiro turno, 1 x 1 no Heriberto Hülse (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)
No primeiro turno, 1 x 1 no Heriberto Hülse (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com alterações, o Tigre está praticamente pronto para o clássico decisivo, de seis pontos, contra o Figueirense. A partida, válida pela 31ª rodada da Série B, começa às 16h30 deste sábado, 26, no estádio Orlando Scarpelli. Sem vencer há cinco rodadas, a vitória não basta para tirar o Criciúma da zona de rebaixamento, mas é considerada crucial para manter viva a esperança carvoeira.

Em coletiva realizada na manhã de sexta-feira, Roberto Cavalo confirmou uma série de mudanças na equipe: por desfalques e opções técnicas ou táticas do treinador. Reis, Reinaldo e Vinícius voltam ao time titular, com uma única dúvida no ataque: Léo Gamalho ou Daniel Costa.

Ao todo, são quatro desfalques para o jogo: Carlos Eduardo e Eduardo, lesionados, e Sandro e Andrew, suspensos. Liel, titular contra o CRB, foi sacado por opção de Cavalo, que chegou a comentar na coletiva que o volante ainda não está na melhor forma depois da recuperação de uma lesão no joelho.

Léo Gamalho treinou entre os titulares na quinta-feira (Foto: Jota Éder / Timaço / Som Maior)

Do lado do Figueirense, um princípio de mistério. Com o caos administrativo minimizado, o Furacão pode até sair da zona de rebaixamento com um resultado positivo contra o Tigre. O técnico Pintado, que estreou com vitória fora de casa sobre o Paraná, comandou treinos fechados à imprensa nos últimos dias.

No entanto, a tendência é que o técnico mantenha a base que venceu os paranaenses na última rodada. A única dúvida é na primeira função do meio-campo; com o retorno de Patrick, Pereira deve deixar o time.

Assim como Tigre, o Figueira tem dificuldades ofensivas na competição. O artilheiro do time na Série B continua sendo Willian Popp, que deixou Florianópolis no final de setembro para defender o Ceará na Série A. Na frente, o nome mais poderoso é Rafael Marques, ex Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro.

Marcação alta x marcação baixa

O clássico deve ter a cara da Série B: os mandantes tentando uma pressão desde o começo e os visitantes marcando baixo e especulando os contra-ataques. A necessidade de vitória é a mesma para os dois lados, mas os técnicos apostam em estratégias diferentes para conseguir o resultado.

“Não sou de esconder o time. A dúvida é que com o Léo Gamalho, como precisamos fazer gol, talvez não deixemos ele no banco. O Daniel é o único meia, mas estamos com o Reis mais inteiro, a ideia é o contra-ataque, então teríamos a velocidade de Vinícius, Reis e Reinaldo. Sabemos que o Figueirense vai nos pressionar, treinamos a marcação de linha baixa e também de marcação na saída de bola”, falou Roberto Cavalo em coletiva realizada em Criciúma na manhã desta sexta-feira.

Cavalo antes da viagem a Florianópolis

Já Pintado prometeu um Figueirense competitivo. “Vamos ter um time muito forte, um meio campo com pegada forte. Mas a base da equipe é a mesma, não vai ter muitas mudanças. Tenho uma preocupação porque o Pereira tem dois cartões e contra o Vitória o Ruan Renato não pode jogar. Então temos que administrar as situações e ser inteligentes, pois o campeonato não acaba sábado”, projetou.

Jogo de seis pontos

O Figueirense chegou a ser apontado como virtual rebaixado nesta Série B - já esteve nove pontos atrás do primeiro time fora da zona. Mas o jogo virou. Com duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos, o time do Estreito está apenas dois pontos atrás do Vitória, 16º.

Com 31 pontos, a vitória pode tirar o Figueira da zona de rebaixamento. Por outro lado, uma derrota em casa para o Tigre pode levar o clube à vice-lanterna.

Já o Tigre precisa reverter os pontos perdidos fora de casa. Mesmo que a vitória não tire-o da zona de rebaixamento, ela é considerada chave para recuperar o anímico do time e alavancar a reação na tabela. Com 29 pontos, o Tigre iria a 32, ultrapassaria o Figueira e poderia na próxima rodada, quando recebe o lanterna São Bento, até deixar o Z-4, mas mais do que isso, mostrar que pode sim terminar entre os 16 primeiros no fim da competição.

Reinaldo, que ainda não fez gol na Série B, recebe nova chance

Pontaria

O capricho não tem sido o forte dos ataques das duas equipes nesta Série B. O Tigre fez apenas 21 gols e tem o pior ataque da competição. O Figueira fez 22 e tem o segundo pior, ao lado de Vila Nova e Guarani.

Na defesa, os dois times também têm desempenho semelhante: o Tigre tomou 32 gols e o Figueira 31. A sexta e a sétima piores defesas, respectivamente. Para evitar tomar gols, Cavalo aposta nos treinos de bola aérea.

“Os zagueiros se manifestaram a respeito dos gols que estamos tomando. Falta um pouquinho de atenção.  Nós estamos jogando em casa, pressionando o adversário e a bola não entrou. Espero que daqui pra frente a gente faça os gols. 1 x 0 virou goleada daqui pra frente”, prospectou o técnico.

Ficha Técnica

Figueirense x Criciúma, válido pela 31ª rodada da Série B

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Horário: 16h30

Arbitragem: Felipe Fernandes Lima, auxiliado por Felipe Costa de Oliveira e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Figueirense: Pegorari; Luis Ricardo, Alemão, Ruan Renato e Conrado; Patrick (Pereira), Betinho e Fellipe Mateus; Jefferson Renan, Breno e Rafael Marques. Técnico: Pintado

Criciúma: Luiz; Jean Mangabeira, Thales, Derlan e Marlon; Wesley, Foguinho e Reis; Vinícius, Reinaldo e Léo Gamalho (Daniel Costa). Técnico: Roberto Cavalo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito