Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Testes nutrigenéticos permitem dietas mais personalizadas e assertivas

Exame proporciona que pessoas tenham um melhor direcionamento para a alimentação e, com isso, previnam o desenvolvimento de possíveis doenças
Por ESPAÇO NATURAE 20/09/2022 - 17:00 Atualizado em 20/10/2022 - 17:25 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Divulgação/ Espaço Naturae
Foto: Divulgação/ Espaço Naturae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Essenciais para a elaboração de dietas cada vez mais personalizadas e assertivas, os testes nutrigenéticos têm colaborado consideravelmente com a melhoria da alimentação das pessoas. O exame, além de importantíssimo para que nutricionistas atuem de forma individualizada com cada paciente, também colabora na prevenção do desenvolvimento de possíveis doenças.

De forma geral, um teste genético possibilita um mapeamento da genética da pessoa e é efetuado por meio da coleta de sangue ou saliva. No caso da nutrição, os chamados testes nutrigenéticos pesquisam especificamente os genes relacionados ao comportamento alimentar e à absorção dos nutrientes incluídos na alimentação.

Com isso, possibilitam uma personalização extremamente assertiva das dietas. “A gente individualiza uma dieta para a genética específica do indivíduo, pois conseguimos saber se ele metaboliza bem os carboidratos, que tipos de carboidratos seria mais interessante consumir, se precisa ter um consumo maior de proteínas ou cuidar do tipo de gordura que vai comer, se faz uma boa absorção das vitaminas do complexo B, que são protetoras para doenças degenerativas, entre outros tópicos”, explica a nutricionista do Espaço Naturae, Sara Daminelli Nunes.

Essa personalização da dieta conforme o funcionamento genético potencializa os genes que devem ser mais expressos e silencia os que poderiam trazer alterações metabólicas para o indivíduo. “Atualmente, já tratamos essa área como a nutrição de precisão, porque direciona a ponto de sabermos quais são as partes mais importantes que a pessoa precisa priorizar, suplementar e dar um foco maior na sua alimentação”, completa a nutricionista.

Pontos analisados

Com o exame, diferentes tipos de genes são analisados, para que sejam identificados diversos pontos importantes, tais como: propensão da pessoa a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, processos degenerativos, doença celíaca, intolerância a lactose e inflamações intestinais; genes envolvidos em dislipidemias ou absorção e metabolização de colesterol; e, ainda, os genes que estão relacionados à absorção e metabolização de vitaminas, como D, A e E.

Além disso, alguns testes mais completos também mostram a propensão da pessoa a ter dermatites, se ela consegue degradar bem o colágeno e, até mesmo, quais nutrientes deve consumir para ter mais eficiência na prática esportiva e qual aptidão física é mais forte, sejam treinos de força ou resistência, por exemplo.

Genética não é sentença

Ao falar em teste genético, muitos podem pensar que as predisposições genéticas descobertas com o exame determinarão pontos importantes de sua vida. No entanto, segundo Sara, a genética pode ser alterada de acordo com o estilo de vida seguido por cada um, o que torna ainda mais necessário o seu conhecimento detalhado.

“Se temos pessoas com propensão ao desenvolvimento de diabetes na família, não quer dizer que vamos ter a doença. A partir do momento que sabemos que carregamos esse gene propenso para desenvolver diabetes, podemos fazer escolhas em nosso estilo de vida para silenciá-lo. Daí a importância do teste”, evidencia.

Neste cenário, é essencial frisar que o teste genético não diagnostica doenças, mas atua de forma preditiva, mostrando se há a possibilidade de a pessoa desenvolver, no futuro, determinada patologia.

Nutrição 4P

O uso do teste nutrigenéticos e da nutrição de precisão está alinhado com a “Nutrição 4P”, que consiste em uma nutrição preditiva, preventiva, personalizada e participativa. “Não é somente o nutricionista, o paciente também vai ser uma pessoa participativa no processo, porque as ações e escolhas do estilo de vida dependem dele. O nutricionista traz uma ferramenta para mostrar qual é a melhor maneira de obter mais saúde, de ter uma longevidade mais saudável, mas a participação do paciente é fundamental”, ressalta a nutricionista da Espaço Naturae.

O Espaço Naturae

Buscando oferecer ferramentas cada vez mais modernas para seus pacientes, o Espaço Naturae trabalha com testes genéticos, fazemos a coleta de saliva na clínica, em Criciúma, e enviando o material para mapeamento genético em São Paulo. “Mas, antes de tudo, é necessário agendar uma consulta, para que possamos saber qual o real objetivo que a pessoa busca. E com o resultado em mãos, nossos profissionais que entendem de genética estarão prontos para traduzir o laudo em ações efetivas para o dia a dia”, finaliza Sara.

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados podem entrar em contato pelo site espaconaturae.com.br; pelas redes sociais, no @espaconaturae_; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito