Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Tennis, praia e mar

É nessa pegada que chega no Balneário Rincão o ITF World Tour BT 400 que vai contar com grandes atletas do beach tennis mundial
Por Maira Rabassa Edição 28/01/2022

Verão rima com praia, mar e beach tennis. A modalidade foi criada na Itália em 1987 e passou a ser um esporte profissional em 1996. Uma mistura de tênis tradicional, com vôlei de praia e badminton e que é praticado por mais de 500 mil pessoas pelo mundo, segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF). E dentro dessa pegada, chega ao Balneário Rincão uma competição internacional ligada ao esporte: o  ITF World Tour BT 400 com premiação de 35 mil dólares.

Estrelas da modalidade estarão na região para abrilhantar ainda mais o campeonato que acontece entre os dias 17 e 20 de fevereiro, na Praça Central do balneário. Entre os nomes que chegam para disputar a competição estão o número 1 do ranking mundial, o italiano Michele Cappelletti que fará dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Vieira - quarto colocado no ranking ITF. O italiano soma quatro títulos do Circuito Mundial e o espanhol outros dois. 

Número 1 do ranking mundial, o italiano Michele Cappelletti que fará dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Vieira - quarto colocado no ranking ITF

“É um torneio muito importante, em um local novo - o que sempre nos rende uma boa expectativa. Queremos que tenha um público com uma excelente energia! Vou dar o meu máximo para buscar o título do torneio”, destacou o italiano líder do ranking internacional de beach tennis. Esta é a primeira vez que a competição é realizada no sul de Santa Catarina.

Outras atrações estrangeiras que também estarão no evento são: o Top 7 do mundo, o francês Theo Irigaray, as italianas Nicole Nobile (4ª do mundo) e Flaminia Daina (6ª do mundo) e o Top 11, o espanhol Gerard Rodriguez Querol. 

Brasileiros também já confirmaram presença no mundial 

Atletas brasileiros que, também figuram entre os principais do planeta, já confirmaram presença. Dentre eles, o número 8 do ranking internacional ITF e 1 do Brasil, o catarinense André Baran, que conquistou 14 títulos desde 2019, incluindo o Mundial por Equipes e, recentemente, o ITF BT 200 de Santos (jogando com Theo Irigaray, com quem também fará dupla no Mundial). 

Número 8 do ranking internacional ITF e 1 do Brasil, o catarinense André Baran, que conquistou 14 títulos desde 2019, incluindo o Mundial por Equipes e, recentemente, o ITF BT 200 de Santos

As Top 17 e 18 do mundo, Flavia Muniz e Samantha Barijan, são presença garantida na disputa, assim como o número 17 e 18 do ranking internacional masculino, Allan Oliveira e Thales Santos. “Temos estrelas internacionais bem como nacionais confirmadas e as inscrições ainda seguem abertas até o dia 03 de fevereiro via IPIN da ITF. Será o maior evento de Beach Tennis já realizado no Brasil”, destaca Alexandre Farias, presidente da Federação Catarinense de Tênis. 

Aberto Nacional de Beach Tennis

Em paralelo ao evento irá acontecer um torneio amador oficial, o Aberto Nacional de Beach Tennis Balneário Rincão (CBT GA), contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. As inscrições para o torneio amador estão abertas no site www.tenisintegrado.com.br até o dia 31 de janeiro.

Torneio seguirá as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19

O torneio seguirá as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19, exigidas pela ITF e, também, pelo governo local, até o pós-evento.

O Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão tem o patrocínio do BRB, o apoio local da Prefeitura de Balneário Rincão, apoio local do Kolina Volkswagen, da Osteoclínica e da Clínica Trenare. Com realização da Federação Catarinense de Tênis (FCT), é um evento oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF).

Visibilidade importante

O esporte já é uma realidade na região e no país. E com um evento de porte mundial consolida ainda mais a prática da atividade. Para Magnus Pavei, professor e competidor de de beach tennis em Criciúma, o esporte vem em uma crescente e com a divulgação por parte da grande mídia - como a transmissão dos jogos, isso contribui ainda para o recrutamento de novos adeptos. “Fevereiro o Balneário Rincão será a capital catarinense do beach tennis e isso mostra que a região está com toda força”, destaca o professor. 

O Clube Mampituba de Criciúma já realiza eventos de etapas do catarinense há alguns anos. Mas, Pavei avalia que com a competição do ITF será uma oportunidade diferenciada para os jovens atletas da região. “O ITF é uma coisa diferenciada. Poder ver jogos com os melhores do mundo, só vai fortalecer o que já praticamos e isso também incentiva as crianças a procurarem pelo esporte e, desta forma, estimula a criação da base para competir no futuro pela modalidade”, conclui.

Curiosidades do esporte

História: A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

Sobre a CBT: Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Apesar do esporte ser relativamente novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010), campeão no mundial por equipes (2013), campeão mundiais na Cervia (2016), campeão Sul-Americano (2014) e campeão Pan-Americano (2014, 2015, 2016 e 2017). Em 2017 foi realizado o maior evento de beach tennis no mundo, em Niterói, que contou com a participação de 700 atletas. Teve chaves de amadores e profissionais, valendo, para esses últimos, pontos no ranking mundial da ITF.

Atleta destaque no Brasil: Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez. Ela conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, e passou a ser a primeira atleta "não italiana", ao lado da também carioca Samantha Barijan, a alcançar a primeira colocação no ranking mundial. Em seguida, se destacou o carioca Vinícius Font, que também chegou ao posto de número um.

Primeiro torneio no Brasil: O primeiro torneio de beach tennis realizado no Brasil foi na cidade de Florianópolis em dezembro de 2010, com 36 tenistas inscritos. Na semana seguinte o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro. Em 2011 ocorreram oito competições, em 2012 nove, 2013 nove, 2014 dez, 2015 vinte e um, em 2016 dezessete e, neste ano de 2017, estão confirmados até o mês de julho cerca de quatorze torneios.

Vantagens de praticar: Em média, o Beach Tennis queima cerca de 600 calorias por hora, fortalece as pernas, tonifica os braços e o abdômen, ao mesmo tempo melhora o fôlego. Além disso, realizar exercícios na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular, por conta de sua intensidade e dinâmica.Como a movimentação intensa em terrenos mais duros costuma ser perigosa, na areia é uma forma de evitar lesões.

Acessórios: Com alguns acessórios e uma raquete para beach tennis, qualquer pessoa pode ingressar na modalidade. Conjunto de bola e raquetes são obrigatórios. A raquete, por exemplo, pesa 250 gramas. Como opção, pode-se comprar uma sapatilha. O solado de neoprene protege os pés do calor, do frio e da umidade. Se pref

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito