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Tendências do passado vão ditar moda na ExpoRevestir

Na expectativa da feira, que começa amanhã, em São Paulo, a região leva novidades com estilo e tecnologia
Amanda Farias
Por Amanda Farias Urussanga, SC, 11/03/2019 - 07:48
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

É fato que cada pessoa tem o seu estilo e sua maneira única de ser. A cada amanhecer, nossa vivência é conectada a diferentes experiências. Pensando nisso, a Ceusa trouxe para o ano de 2019 o conceito “Cada Casa é um Caso”, buscando diversas combinações harmoniosas para a ExpoRevestir 2019. Cada produto foi pensado nos mais minuciosos detalhes incorporando em suas peças a riqueza do alto relevo.

Com cerca de 130 referências, o grupo se inspirou nas quatro estações, de forma cíclica, resgatando tendências do passado sob um diferente olhar. Dentro do conceito “Cada Casa é um Caso”, os produtos são traduzidos em diferentes tons e sensações. Os revestimentos trazem a leveza do campo, assim como é a primavera, o verão vem acompanhado de estampas de frutas e de cores em neon, os tons terrosos estão fortemente presentes no outono e os tons neutros harmonizam com a suavidade do inverno.

A linha Home da Ceusa vem repleta de novidades que prometem ser a cereja do bolo para a ExpoRevestir 2019. Os revestimentos trazem diversas possibilidades de composições, tornando cada ambiente personalizado e autêntico. De acordo com a designer Denizia Satiro, de todos os ambientes, os que estão na mira dos investimentos dos clientes atualmente são os lavabos, com peças mais ousadas, além das áreas externas, como é o caso das fachadas. As inspirações vieram através de visitas a diversas feiras da Europa na área da arquitetura.

Uma das apostas para este ano é o revestimento baseado em uma espécie de “caça ao tesouro”, um clássico da decoração. “Foram inseridos objetos metálicos carregados de significado, reforçando a ideia da intervenção humana nos meios naturais e incentivando o pensamento lúdico”, comenta Denizia. O porcelanato vem nas opções de branco e azul e nas versões em acetinado e polido. É indicado tanto para ambientes internos como externos.

Paris, a capital francesa, além de uma gigantesca bagagem histórica, também se moderniza. Prova disso é a construção do Beton-Doux, um complexo utilitário de silos de cimento que se ergue nos limites da capital. Dessa forma, a Ceusa transformou em revestimento a linha Beton, que foi inspirada no visual externo da edificação icônica, com nuances lineares e tons acinzentados. Segundo Denizia, é possível fazer combinações em ambientes internos e externos, em paredes e em pisos, isso porque o Beton traz várias tipologias diferentes da mesma estampa. 

Cores e mais cores

A Ceusa aposta também em formas tridimensionais e geométricas que, aliadas a cores vivas, contribuem para a suavidade dos ambientes. E, em se tratando de cores, cada uma traz sua particularidade. A terracota possui nuances sóbrios do outono, com tonalidade levemente avermelhada transmitindo aconchego. Já a menta provoca a sensação de tranquilidade e leveza por meio de um toque refrescante. O azul, combinado com tons lilás, faz menção à complexidade da vida urbana. O amarelo, em tom pastel, transmite energia através de uma coloração parda, e o rosa neon inspira os desejos e a vitalidade por meio da cor viva.

Segundo Denizia, outra novidade que também contrasta com as cores vivas é o revestimento inspirado na forte tendência dos papéis de parede na decoração Lemon e Folhas, que trazem toda a ousadia e movimento que os ambientes pedem. “Os limões combinados com o xadrez no fundo combinam com ambientes como restaurantes, lavabos e salas gourmet”, explica. Ela acrescenta que as frutas estão em alta e harmonizam o retrô com o moderno.

Da moda para a cerâmica

Muito do que poderá ser visto nas novidades da Ceusa segue as tendências da moda. São vários produtos que antes mesmo de serem transformados em revestimentos já haviam sido lançados nas passarelas. É o caso do Plissado, efeito que harmoniza sofisticação e feminilidade. Inspirado na saia longa branca de Marylin Monroe, o revestimento Plissado consolida esse grande clássico da alta costura sob o revestimento cerâmico.

Conforme Denizia, a linha Podium também promete ser o grande destaque dentre os produtos, visto que é um dos lançamentos preparados exclusivamente para a ExpoRevestir. O prédio de 1910 foi reconstruído como uma instituição cultural da Fundação Prada. O edifício central Podium é todo revestido por painéis modulares em espuma de alumínio. “O resultado é um prédio camuflado pela modernidade, longe da desordem”, ressalta a designer.