Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Temporada de verão deve ser segura no Balneário Arroio do Silva

Sargento do Corpo de Bombeiros dá orientações para manter a segurança à beira-mar
Por Redação Criciúma - SC, 05/01/2018 - 14:30 Atualizado em 05/01/2018 - 14:34
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a chegada do verão e período de férias, as praias da região recebem grande número de turistas e veranistas. E neste momento a atenção deve ser redobrada na beira-mar. Os banhistas devem ficar atentos às bandeiras indicativas e procurar se manter em locais com a presença de salva-vidas.

Em Balneário Arroio do Silva os números da temporada de verão são positivos até aqui. “Na temporada passada tivemos zero mortes. Até aqui tivemos um arrastamento, mas até aqui tudo está perfeito”, contou Ítalo Rodrigo Hessler, sargento do Corpo de Bombeiros do Balneário Arroio do Silva.

Segundo Hessler, o número de arrastamentos está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. “Mas, agora que começou a dar uma firmada, com o mar fica limpo, então não dá para comparar. Porém, nessa temporada está mais baixo”, esclareceu.

Corrente de retorno

As correntes de retorno são o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta ao mar. Essa é a principal causa de afogamentos nas costas brasileiras. O sargento explicou como é possível contornar a situação: “Quem entra em uma corrente de retorno, deve nadar em diagonal para conseguir escapar. Se não conseguir, deve fazer sinais, para que um guarda-vidas socorra”

Águas-vivas

Um outro problema bastante comum enfrentado no verão é o aparecimento de águas-vivas, que surgem principalmente após tempestades e ressacas. Quando entram em contato com humanos, esses animais causam queimaduras na pele.

“A bandeira lilás serve para orientar os banhistas sobre a presença de águas-vivas. Os guarda-vidas possuem vinagre, para aliviar a dor, é indicado não colocar água doce”, orientou Hessler.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito