Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Tem que ir pelo o que a ciência diz”, fala Murialdo sobre pandemia

Prefeito de Içara falou, ao Programa Agora, do combate à pandemia em conjunto entre os 12 municípios da Amrec
Por Marciano Bortolin Içara, SC, 05/07/2020 - 17:09
Foto: Vitor Netto/4oito
Foto: Vitor Netto/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em entrevista ao Programa Agora, da Rádio Som Maior, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB), fez críticas ai comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no quis diz respeito ao exemplo dado à população no combate à Covid-19). “Tem que ir pelo o que a ciência diz. A ciência recomenda, por exemplo, o uso de máscara, e recomenta fortemente, então a maior autoridade do país tem que usar máscara. Tem que passar este exemplo para o país. As recomendações são para não provocar aglomerações, então prefeitos e governadores não têm que provocar aglomerações, diferente daquilo que faz o presidente. São esses péssimos exemplos da presidência que têm contaminado o ambiente e tornado este debate mais politico do que de saúde”, salientou.

Ele segue falando dos exemplos a serem dados pelas autoridades. “Se o prefeito sabe que tem que usar máscara então não pode sair sem máscara. Se bater foto de um prefeito em aglomeração é ruim. O presidente não percebe o papel de principal líder do país. Ele tem que estar ao lado da população, não fazer apologia que é uma gripezinha, que não tem importância. Ele não mede as consequências de suas falas e isso prejudica a todos, coloca risco à população. Este é o principal problema do presidente”, ressaltou.

Economia

Na economia, o prefeito içarense falou que o país terá neste ano a pior recessão da história. “Desde que se mede o PIB, será o pior desempenho do Brasil. Estamos perdendo a batalha na economia também. Estamos perdendo nas duas em nível nacional: na saúde e na economia”, relatou.

Em nível regional

Para Gastaldon, os prefeitos da região, em conjunto, estão conseguindo compatibilizar economia e saúde. “Meio que conseguimos cercar e proteger a região. Está tendo contratações, diminuindo o número de desligamentos. Na saúde não estamos hoje, felizmente vivenciando o que se vivencia em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, por exemplo. De forma coletiva, com a cooperação de todos estamos passando por este momento”, comenta o prefeito, reforçando que as dificuldades são muitas. “Na semana passada saímos da cor amarela para a laranja, temos dificuldades maiores que aquelas que tínhamos anteriormente. O esforço de todos é que não passe para a cor vermelha, é para que volte à cor amarela. É um esforço diário. O que vejo muito positivo pelos prefeitos foi nos basear no que os médicos infectologistas falam. Sempre dialogando, porque os prefeitos conversam com todos os setores. Esta está sendo a chave do diferencial da região do que se refere às outras regiões”, concluiu.


 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito