Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem pinguim no Ypuã, em Laguna (VÍDEO)

A surpresa da tarde na praia foi a aparição da ave, solitária e em bom estado
Por Redação Laguna, SC, 29/11/2018 - 16:07 Atualizado em 10/12/2018 - 15:22
Foto: Natália Búrigo
Foto: Natália Búrigo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um pinguim apareceu na praia do Ypuã, em Laguna, na tarde desta quinta-feira. "Ele está bem, em bom estado. Apareceu sozinho e está aqui pela praia", confirmou a médica veterinária Natália Búrigo, de Criciúma, que fez o flagrante com o vídeo e as fotos.

A Polícia Ambiental foi acionada, mas informou que é caso para protetores de animais providenciarem a condução adequada do animal para o mar.

Mais detalhes sobre o pinguim

O pinguim encontrado é um Pinguim-de-Magalhães, subadulto. “Provavelmente ele parou para descansar, é normal”, explica o biólogo do Museu de Zoologia da Unesc, Rodrigo de Freitas. Nestes casos, os pinguins costumam passar entre dois e três dias na praia. “Não é possível ver nenhum machucado ou marca de óleo grudado nas penas, o que pode ocorrer para que venham até a praia”, comenta. “Provavelmente este também é jovem, inexperiente, por isso pode ter perdido a corrente marítima e vindo até o Ypuã”, completa o biólogo. 

Nos últimos anos, mais de 700 pinguins mortos foram encontrados na região. “Este tipo de situação é comum no Litoral Sul. A espécie está terminando o período de migração que passa perto do nosso litoral, enquanto buscam por alimento”, explica o especialista. Ao migrar, os animais buscam se alimentar de anchoíta, um peixe pequeno, parente da sardinha. 

As indicações são para que a população não se aproxime do pinguim, e não deixar que cães ataquem a ave. “Também não se deve alimentar, senão eles não vão embora”, acrescenta Freitas. “Nem todo animal que está na praia precisa de ajuda para voltar ao mar, ele está ali tranquilamente”, completa. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito