Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tecon Imbituba volta a receber uma linha internacional

O serviço tem início no mês de agosto com uma escala a cada três semanas no terminal da Santos Brasil no Porto de Imbituba
Por Redação Imbituba, SC, 14/07/2023 - 16:18 Atualizado em 14/07/2023 - 16:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – Corporación de Transportes Marinos, representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passa a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres de Imbituba (SC) a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos.

O serviço iniciará com o navio X-press Moy, tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o MV Theodor como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com Hub-Ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados e materiais de higiene pessoal e de limpeza.

O Porto de Imbituba está sob a gestão do Estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. A volta de uma conexão internacional é comemorada pelo governo estadual.

“Para nós é muito importante receber essa nova linha em Imbituba, que desde 2019 não tinha novas operações internacionais no transporte de containers. Esse interesse por Santa Catarina reforça o nosso acerto em dar protagonismo ao setor de portos”, disse o governador Jorginho Mello, que na atual gestão implantou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).

“Hoje demos um passo realmente importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região Sul de SC e que se utilizam deste modal”, acrescenta o secretário da Spaf, Beto Martins.

De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação.

Para Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, a parceria com a Santos Brasil para operações no Tecon de Imbituba irá viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto. “A boa recepção pelo Governo do Estado de Santa Catarina também nos motiva a realizar este importante trabalho”, completa Rafael.

O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis. Inserido em um dos principais polos industriais e portuários do país, o terminal é de fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo. O terminal também é privilegiado por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber sem restrições (seja em função de calado, ou em função do mau tempo) os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 25 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo.

Sobre a Poseidon e a CTM

A Poseidon Container Shipping foi fundada em 2022, por Ivo Paixão, profissional de carreira com mais de 20 anos de atuação em logística internacional e comércio exterior. Por este motivo, o armador panamenho CTM confiou em Ivo e nas dezenas de profissionais especialistas que atuam na Poseidon, para representá-los comercialmente no Brasil.

A primeira operação da CTM no Brasil aconteceu em fevereiro de 2023, com a vinda do navio MV Theodor que trouxe contêineres vazios, abrindo as negociações de frete aos exportadores locais. Atualmente, a linha marítima está nos portos de Santos, em São Paulo, de Paranaguá, no Paraná, e recém- chegado à Imbituba, em Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito