Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Tecnologia da Epagri pode aumentar produção de mel em até 200%

Inovação é resultado de pesquisa que selecionou as abelhas-rainhas em parceria com os apicultores e, desde 2014, realiza capacitações na área
Redação
Por Redação Florianópolis, SC, 14/07/2020 - 20:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Epagri e os apicultores estão de olho no reinado das colmeias. Para elevar a produção e tornar a atividade ainda mais sustentável, novas abelhas rainhas são introduzidas para assumir o comando. Elas são jovens e selecionadas a partir de características como alta produtividade, resistência a pragas e doenças e comportamento higiênico, reduzindo significativamente a mortalidade das colônias no inverno. A tecnologia é resultado de pesquisas da Epagri, que selecionou as rainhas em parceria com os apicultores e, desde 2014, realiza capacitações na área.

Uma colmeia com rainha nova produz aproximadamente 30% a mais de mel. Quando a rainha é jovem e selecionada, a produção pode aumentar em até 200%. A Epagri estima que essa tecnologia tenha sido aplicada por cerca de 3 mil apicultores em 12 mil colmeias do estado em 2019, gerando um incremento de 64t de mel, que equivalem a cerca de R$ 932 mil.

Outra vantagem é que, com rainhas jovens e selecionadas, o índice de infestação pelo ácaro Varroa destructor cai de 6% para apenas 1% a 2%. Essa é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários, dispensando o uso de produtos para controlar pragas e doenças e garantindo um alimento mais seguro. O meio ambiente ainda sai ganhando com o aumento da população de abelhas para a polinização.