Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Startup criada no hackathon do Setor Carbonífero é premiada e inicia testes

IoTrack foi a grande vencedora do programa Startup Garage da Unisatc e Sebrae

Por Redação Criciúma, 10/08/2025 - 16:08 Atualizado há quase um minuto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma ideia que surgiu durante o Hackathon: Desafio Carvão+ começa a ganhar corpo prático e ir à campo. A solução, premiada no evento do Setor Carbonífero, se transformou na startup IoTrack com Maria Luísa Dias, Roberta Almeida e Wesley Bitencourt.  A equipe foi a vencedora do Programa Startup Garage, uma iniciativa da UniSatc em parceria com o Sebrae.  

"O Pitch foi a etapa final do programa, onde apresentamos o nosso negócio para a banca avaliadora. E a ótima notícia é que, entre as cinco ideias presentes, conquistamos o primeiro lugar! Como prêmio, ganhamos uma consultoria do Sebrae para acelerar ainda mais o desenvolvimento da nossa startup", celebra Maria.  

Durante o programa, a equipe pôde estruturar a proposta da startup. "Demos um passo importante ao entrar no programa de pré-incubação Startup Garage. A experiência foi fundamental, pois nos ajudou a perceber que, embora nosso ponto de partida seja a manutenção de bombas, nossa solução é escalável a ponto de poder expandir para monitorar qualquer equipamento industrial com motor elétrico", explica Maria.  

Solução na Prática  

Durante a realização do Hackathon: Desafio Carvão + em novembro do último ano, a equipe notou um problema existente nas carboníferas do Sul catarinenses: o desgaste das bombas de drenagem.  Assim surgiu a ideia que iria ser uma das premiadas no evento promovido pelo Ecossistema Local de Inovação - composto por diversas entidades - com apoio do Siecesc- Carvão+,  Ferrovia Tereza Cristina, Diamante Geração de Energia e Sebrae.   

"A partir daí, desenvolvemos uma solução para monitorar vibração, temperatura e consumo, permitindo o controle remoto e usando IA para prever falhas na bomba de drenagem das minas", lembra Maria. "Depois do evento, dos cinco membros da equipe original, nós três decidimos levar o projeto adiante", completa.  

Além da estruturação estratégica da startup, o grupo já iniciou as visitas em campo em uma parceria com a Carbonífera Metropolitana. "Estamos indo a campo para ver como funciona. Estamos na fase de desenvolvimento do protótipo. Realizando a validação do ambiente, da conectividade e o funciona da solução fora do laboratório", explica Maria.  

Para o diretor técnico do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+), Marcio Zanuz, é uma alegria ver um dos projetos iniciados no Hackthon: Carvão+ ganhar corpo e ter potencial para se tornar uma empresa. 

"Esse monitoramento das bombas irá proporcionar a manutenção preventiva e poderá ocasionar uma redução de custos da atividade carbonífera. É gratificante ver a equipe empenhada em colocar em prática esse projeto e com um grande potencial de mercado, não se limitando ao Setor Carbonífero", afirma Zanuz.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito