Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Sobram vagas de emprego por falta de qualificação técnica

Em Santa Catarina, Sine tem 1,1 mil vagas abertas para contratação
Por Redação Criciúma, SC, 11/07/2019 - 19:33
Divulgação
Divulgação

Se qualificar é fundamental para quem busca uma oportunidade de emprego. Conforme dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), divulgados pelo Governo do Estado, são disponibilizadas 1.104 vagas distribuídas nos 22 postos de Santa Catarina. São vagas diferenciadas, em vários níveis, mas a qualificação técnica é primordial.

Levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços apontou que 37% das vagas disponibilizadas pelo Sine no país não foram preenchidas. Boa parte delas exigem apenas o ensino médio completo, mas não há profissionais qualificados para a ocupação.

Quem consegue se firmar na empresa que faz estágio tem ali um potencial de crescimento. Foi isso que pensou Lucas Rabelo Marcelino. Formado em Eletrônica na Satc em 2008, ele foi estagiar na WEG, em Jaraguá do Sul. Começou na área de Automação e até hoje não precisou se preocupar em arrumar outro emprego. “O curso técnico me deu o primeiro e único emprego até agora. Acredito que sem a base técnica não teria condições de executar minhas atividades hoje, mesmo com a evolução da indústria e muitas coisas mudaram nestes dez anos”, conta Marcelino.

Para ele, a formação técnica, o contato com professores e depois o aprendizado no estágio foram fundamentais para a longevidade no emprego. “Foram quase nove meses de estágio e depois fui efetivado. O técnico e o estágio são as primeiras oportunidades para o jovem se descobrir e a porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirma.

A parceria da Satc com a indústria já dura seis décadas, desde a fundação da instituição. Nestes 60 anos, mais de 15 mil técnicos foram formados, construindo assim a massa crítica que impulsionou a região. Até hoje, a escola técnica é referência no Sul de Santa Catarina, com as vagas de estágio maiores que a quantidade de alunos disponíveis. “Os números são muito expressivos, pois na relação vaga/aluno, sobram vagas e é possível colocar 100% dos estudantes para executarem seus estágios na indústria”, explica o coordenador de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

Teoria aliada à prática

A segurança de que o que viu no curso técnico será o que vai encontrar no mercado de trabalho é o que faz o aprendizado ser mais eficiente. “Quem passa pelo curso técnico, tem a vantagem de apresentar um conhecimento mais amplo e significativo. A formação técnica é um grande diferencial, pois aprendem sobre o ambiente corporativo e com mais facilidade podem conquistar o mercado, além de uma preparação para vida”, ressalta a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Profissionais que buscam uma qualificação ou querem ingressar em uma nova área podem buscar os cursos técnicos oferecidos pela Satc. Estão abertas as inscrições para turmas no período noturno e na modalidade de ensino à distância (EaD) para Design de Interiores, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mineração, Metalurgia, Química e Segurança do Trabalho. Mais informações no site ou pelos telefones: (48) 3431-7502, 3431-7503.