Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Situação da meningite está sob controle em Criciúma

Dos dois óbitos suspeitos da doença, um confirmou infecção bacteriana e outro teve diagnóstico descartado
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 10/10/2019 - 15:17 Atualizado em 10/10/2019 - 15:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Vigilância Epidemiológica segue em rotina intensificada na orientação aos quadros de meningite em Criciúma. A avaliação é de que a situação da doença está controlada no município, mas segue o alerta para eventuais casos suspeitos. Dos dois óbitos de crianças em um curto período de tempo, um foi situado como meningococcemia, enquanto no outro a criança não apresentou inflamação na meninge e teve o exame do Lacem, de Florianópolis, negativo para bacteria de meningite.

Neste ano, foram quatro casos confirmados de doenças bacterianas de meningite, o que, segundo a enfermeira da Vigilância, Michele Hilário, está dentro da média anual, que é de 7 a 8 casos no município. "O que assustou é ter um caso confirmado e depois outra morte com suspeita logo na sequência, então ficou o susto até descartar a meningite nesse segundo caso. Neste ano está dentro da média tanto no município quanto no Estado", avalia Michele. 

Os casos suspeitos divulgados nas redes sociais, aliados a rumores falsos de internação com a doença, ajudaram a espalhar o pânico pelo município, atingindo inclusive as cidades vizinhas.

"É natural que a mãe se assuste e procure o atendimento quando a criança apresenta alguns sintomas. Nós temos suspeitas o ano inteiro e a preocupação é saber na hora qual é a bactéria, se é de meningite ou não, para fazer o bloqueio e iniciar o tratamento. Nem toda a meningite vai deixar sequela ou levar a óbito. Teve bebê que foi diagnosticado com meningite, recebeu o tratamento e foi pra casa, nem saiu na mídia", declarou a enfermeira.

Campanha de orientações

Mesmo com o quadro sob controle, o município segue atento às suspeitas e mantém agenda de campanhas preventivas e de orientações. Na quarta-feira, foi realizada uma palestra na Primeira Linha, a pedido da própria comunidade, com a presença de médicos da área e da vigilância epidemiológica, respondendo às dúvidas da população.

A cobertura de vacinação contra a meningo C, bacteria de maior incidência na região ao lado do subtipo W, atingiu 66% da população. "As vacinas seguem à disposição  nas unidades de saúde, a gente pede que os adolescentes também se vacinem porque também é uma situação de risco", aponta Michele.

"O subtipo B, nos últimos cinco anos, teve apenas um caso no município, um adulto que recebeu o tratamento e voltou para casa. Então, se o pai tiver que escolher entre uma vacina e outra nos pontos particulares, opte pela ACWY, porque protege de mais subtipos e tem índice maior de casos no município, de igual para igual com a C”, indica a enfermeira.

Pais fizeram fila no começo do mês para vacina contra a bacteria tipo B

Casos suspeitos

Três crianças estavam sob observação ao quadro de meningite bacteriana: uma de Içara, outra de Araranguá, ambas internadas em Criciúma, e uma de Criciúma, internada em Joinville. As crianças de Içara e Criciúma tiveram o exame negativo para a meningite.

A de Araranguá teve uma infecção bacteriana de meningite, mas em um caso mais leve. Por ser uma bacteria menos agressiva, que não deixa sequelas, não houve necessidade de bloqueio e, com o tratamento, a criança teve boa recuperação. Até a noite de quarta-feira, ela permanecia internada no hospital Santa Catarina, estável. 

Tags: Meningite

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito