Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Simpósio vai aproximar profissionais de saúde e conhecimentos sobre Transtorno Bipolar

Inscrições estão abertas até 20 de setembro para o evento que será realizado na Unesc
Por Redação Criciúma - SC, 27/06/2019 - 13:44
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc promoverá diálogos sobre os avanços no tratamento e no diagnóstico do Transtorno Bipolar durante 17º Simpósio de Psiquiatria Translacional na Interface Cérebro e Mente, realizado em 27 e 28 de setembro. O encontro vai oportunizar que pesquisadores, profissionais, professores e estudantes possam debater e socializar resultados de pesquisas no assunto. Os interessados em fazer parte destes momentos já podem se inscrever pela internet.

 "Um dos maiores problemas encontrados no campo do transtorno bipolar é o fato de que muitos pacientes são diagnosticados e tratados erroneamente, o que acaba agravando o quadro. Sabendo desta situação, daremos a oportunidade para que o profissional ou estudante da área de saúde entenda mais sobre o assunto. Assim, levaremos qualidade ao tratamento e a vida de pacientes", explica a coordenadora do Grupo de Pesquisa de Transtorno Bipolar na Universidade, Samira Valvassori.

Realizado anualmente pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, ligado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, em 2019 o Simpósio promoverá mais de 20 atividades, entre palestras, rodas de conversa e seção de perguntas.

Segundo o médico psiquiatra, pesquisador e professor da Instituição, João Luciano de Quevedo, com a temática "Avanços no diagnóstico e tratamento do Transtorno Bipolar" o evento se consolida como uma referência na região, promovendo debates com excelência e qualidade científica sobre os principais assuntos e pesquisas de interesse na área.

Samira também destaca o Simpósio como referência, colocando em evidência os nomes já confirmados. "Os encontros terão a presença de pesquisadores renomados na área da saúde mental, todos trabalhando juntos para proporcionar o aperfeiçoamento e a troca de experiências multiprofissionais. É com enorme prazer e satisfação que convidamos a comunidade, professores, acadêmicos e profissionais da área da saúde para participar".

Conheça o Transtorno Bipolar

Considerado um transtorno mental grave, é caracterizado por episódios alternados entre a depressão e mania. Samira explica que a mania se caracteriza pela euforia, hiperatividades, grandiosidade e comportamentos de riscos, como uso de drogas, apelo sexual e agressividade. Já a depressão é identificada pela falta de prazer, inconsistência de peso, tristeza profunda, perda de sono e outros sintomas.

O transtorno atinge aproximadamente 2,4% da população mundial. O diagnóstico é clínico e o tratamento é realizado com intervenções medicamentosas, por meio de estabilizadores de humor e psicoterápicas, com acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

"Ainda não existem exames para confirmar o diagnóstico, como em todos os transtornos psiquiátricos. A confirmação deve ser realizada em consulta médica, com a avaliação do especialista", alerta Samira.

Na Universidade, a bipolaridade é estudada há mais de 15 anos, com o objetivo de entender aspectos da fisiopatologia do transtorno, identificar mecanismos biológicos que levem à doença e marcadores que sirvam como indicadores biopatológicos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito