Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sicredi Sul SC: 20 anos de crescimento com cooperação

Instituição Financeira Cooperativa comemora duas décadas conciliando viabilidade econômica e responsabilidade social
Por Redação Criciúma, SC, 12/07/2019 - 14:01 Atualizado em 12/07/2019 - 14:05
Presidente Aloisio Westrup / Divulgação
Presidente Aloisio Westrup / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cooperativas nascem a partir de uma necessidade coletiva e da união de, no mínimo, vinte pessoas que tenham força de vontade para atender esse objetivo, por meio de um empreendimento socioeconômico. Esse cenário era claro no final da década de 90, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).  E foi na estrutura da Associação, para atender as necessidades dos empresários locais, que há 20 anos, no dia 13 de julho de 1999, realizou-se a assembleia de fundação da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Confeccionistas da Região Sul Catarinense, a Acicred. Mas esse foi só o primeiro passo da trajetória da cooperativa, hoje denominada “Sicredi Sul SC”. Uma caminhada marcada por outros desafios, que ultrapassaram a necessidade e a força de vontade dos fundadores.

O primeiro presidente da instituição, empresário Adenir Zanette, relata que as principais dificuldades iniciais estavam na atração de associados, na venda de cotas e, sobretudo, na conscientização. “Saíamos a campo em busca de novos membros, mas encontrávamos muita resistência e desconfiança por parte dos empresários”, descreve o ex gestor.

Presidente da Acicred desde 2004, o contador e empresário Aloísio Westrup relembra os fatos que marcaram a história da cooperativa até então. “Conquistamos uma nova sala em 2005, deixando as instalações da Acic, e abrindo ainda mais os atendimentos. Em 2007, migramos para o sistema Sicredi. Essa mudança garantiu à cooperativa recursos, suporte técnico e espaço para desenvolver o cooperativismo de crédito em várias cidades do sul do estado”, descreve Westrup.

Após ingressar no sistema Sicredi, a Instituição deu outros três passos marcantes em 2011: abriu as suas atividades para atender todos os públicos, uniu a sua área de atuação com a cooperativa Sicredi Sul Catarinense de Tubarão, dando origem à atual nomenclatura “Sicredi Sul SC”, e, por fim, estruturou uma sede própria em Criciúma. 

Avanços que orgulham quem acompanhou tudo isso de perto. “Estamos felizes pela Sicredi Sul SC ter nascido na Associação Empresarial e hoje ser a nossa parceira em vários eventos. Temos ainda o trabalho em conjunto para a gestão do Cartão Acicard, que facilita a vida das empresas e fomenta o comércio”, afirma Moacir Dagostin, presidente da Acic, que participou do ato de fundação da cooperativa em 1999.

Presente e futuro: viabilidade econômica com responsabilidade social

Ao comemorar seus 20 anos de fundação, neste 13 de julho, a Sicredi Sul SC apresenta um crescimento econômico que beneficia diretamente os associados e a comunidade regional. “A cada ano, avançamos mais no desenvolvimento da cooperativa, com indicadores de crescimento que nos possibilitam projetar uma grande instituição para os próximos anos. E isso é fruto de uma participação econômica cada vez maior dos nossos associados”, explica Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC.

Além da viabilidade econômica, a preocupação com a vida financeira dos associados e o comprometimento com a comunidade estão presentes no trabalho da instituição. “Somente no ano passado, mais de 80 iniciativas comunitárias contaram com o nosso apoio. Além disso, mais de 500 pessoas já foram alcançadas com o nosso programa de educação financeira”, sintetiza Aloísio Westrup.

A cooperativa também reforça a sua atuação na sociedade ao investir na educação. “Há dois anos, o Programa A União Faz a Vida envolve crianças e educadores com ações pedagógicas para a cooperação e cidadania na escola Padre Paulo Petruzzellis, em Criciúma. Também iniciamos, em 2019, a construção de um curso de extensão à distância sobre cooperativismo”, encerra Westrup, sinalizando que, mesmo após superar tanto nas últimas duas décadas, a instituição continua se desafiando.

Números que refletem o crescimento da Sicredi Sul SC:
 

20,5 mil associados;
15 agências no sul de Santa Catarina;
Crescimento de 34%* nas operações de crédito.
Avanço de 39%* nos recursos administrados.
Incremento de 41%* no resultado anual.
*crescimento de jan a jun/2019 em comparação com o mesmo período de 2018.  

 

Dados que reforçam o comprometimento com a comunidade:
 

- 80 projetos e eventos comunitários apoiados anualmente;
- 300 crianças e 30 educadores envolvidos no Programa A União Faz a Vida;
- 500 pessoas alcançadas com o Programa de Educação Financeira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito