Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sexto macaco encontrado morto na região

Em Santa Catarina, DIVE confirma segunda morte de macaco por febre amarela. Alerta por vacinação é reforçado
Por Denis Luciano Morro da Fumaça, SC, 17/06/2019 - 14:53 Atualizado em 17/06/2019 - 14:57
Cobertura vacinal está em 74% em Santa Catarina / Divulgação
Cobertura vacinal está em 74% em Santa Catarina / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A preocupação com a febre amarela - e a necessária vacinação da população - continua. Um macaco bugio foi encontrado morto no sábado na localidade de Mina Fluorita, em Morro da Fumaça, fazendo aumentar a preocupação, na medida em que o animal é a primeira vítima quando a doença chega a uma região. Assim foi em Joinville e municípios próximos, onde macacos apareceram mortos e após houve a confirmação de um óbito por febre amarela, no fim de março.

O bugio localizado no sábado é o sexto macaco morto nas últimas semanas na região. Mais uma vez, como vem ocorrendo com os últimos, as condições das vísceras não permitiram a coleta de amostra para o exame laboratorial que confirmaria a causa da morte.

Dos anteriores, houve mais um em Morro da Fumaça, um em Criciúma no Bairro Demboski e um em Urussanga que, conforme relatos de testemunhas, desdobra-se em três casos, já que outros dois também morreram mas não foram localizados pelos agentes da Gerência Regional de Saúde.

Segundo macaco com febre amarela

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 17, o registro da segunda morte de macaco por febre amarela no estado.

A coleta do material para análise foi realizada no dia 4 de maio, após moradores do Bairro Canela, localizado no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, notificarem à Secretaria Municipal de Saúde sobre a morte do animal. As amostras do bugio foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) e seguiram para a Fiocruz, no Paraná, laboratório de referência para o estado.

"Eles são vítimas da doença e sinalizam a circulação do vírus na região. Por isso, ao encontrar um macaco doente ou morto, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser comunicada imediatamente. Com essa notificação, são desencadeadas as ações na região”, explica João Fuck, gerente de zoonoses da DIVE/SC. Ele reforça que os macacos não são transmissores.

Vacinação

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbanas. A única forma de se proteger é através da vacinação. Todos os moradores de Santa Catarina, com mais de 9 meses de idade e que ainda não foram vacinados, devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença. Uma única dose é suficiente para proteger por toda a vida. No Estado, até o momento, a cobertura vacinal está em 74%. O ideal é vacinar, ao menos, 95% da população dentro do público-alvo.

Febre amarela em SC

No dia 28 de março de 2019, Santa Catarina já havia confirmado o primeiro caso de febre amarela autóctone (contraída dentro do estado) em humano. O paciente era um homem, de 36 anos, que não havia se vacinado e evoluiu para óbito. Ele morava na localidade de Pirabeiraba, em Joinville, no Norte do Estado, justamente na mesma região de onde agora veio a confirmação do óbito do macaco pela mesma doença.

No começo de abril, a DIVE/SC também confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela no estado. O macaco (bugio) foi encontrado morto no dia 20 de março em uma área de mata no município de Garuva, no Norte do estado.

Desde o segundo semestre de 2018, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, todo o estado de Santa Catarina tornou-se Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para febre amarela - antes, 162 municípios catarinenses já integravam a ACRV -. Desde então, todos os moradores catarinenses com mais de nove meses de idade devem procurar os postos de saúde para se vacinar contra a doença.

"Santa Catarina é um Estado com áreas muito extensas com coberturas de matas, há muita prática de esporte na natureza, por isso há um alerta para a população se vacinar. A Secretaria de Estado da Saúde declarou campanha até 20 de abril para promover outras estratégias de chegar às pessoas além do posto de saúde, mas é importante que aqueles que ainda não foram vacinadas procurem o posto mais próximo. Se tiver uma doença ou alguma restrição, isso será orientado no posto", explica a superintendente de Vigilância em Saúde em Santa Catarina (SUV), Raquel Ribeiro Bittencourt.

Confira também:

Macaco morto em Urussanga e alerta reforçado contra a febre amarela

Descartada febre amarela em macaco morto

Nova morte de macaco na região

Homem morre vítima de febre amarela em Santa Catarina

O alerta com a morte do macaco

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito