Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Setores de lavanderia e confecção são grandes aliados do bem-estar e saúde dos pacientes

Por meio deles, todas as peças utilizadas no Hospital São José são lavadas e produzidas
Por Redação Criciúma - SC, 07/08/2020 - 13:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para garantir o funcionamento do Hospital São José de Criciúma, é necessário a união de vários setores. Cada um com a sua importância se torna essencial para que a entidade consiga oferecer a toda comunidade, um local que transmita segurança, saúde e bem-estar. Entre eles estão o de lavanderia e confecção. Por meio deles, todas as peças utilizadas no HSJosé são lavadas e produzidas. Uma verdadeira engrenagem que auxilia no funcionamento da entidade que conta com mãos habilidosas para realizar todo este trabalho.

“Juntamente com o Hospital São José, nasceu o setor de lavanderia e confecção da instituição.  Locais que iniciaram com uma estrutura simples e que foram crescendo e se modernizando conforme a demanda do hospital. Hoje operamos com 42 profissionais devidamente capacitados para o desenvolvimento das atividades, que são de primordial relevância para todo o processo de atendimento de que precisa a entidade”, explica a vice-administradora do HSJosé, Maria Aparecida Salvato.

O setor de lavanderia segue várias etapas que passam pelo recolhimento das roupas nos setores, processo de separação (entre roupas pesadas e leves), processo de lavação onde é misturado com a água, produtos químicos com capacidade bactericida e fungicida e com capacidade de evitar manchas e danos nos tecidos.

A lavação é feita com máquinas com capacidade para lavar de 120 e 140 quilos por vez (são três equipamentos totalmente controlados de forma digital). Após esse processo, a roupa sai semi-seca, e é colocada nas máquinas de secagem (o HSJosé conta com cinco secadoras, todas com capacidade de 120 quilos a cada lavagem).

“Após saírem das máquinas, as roupas são passadas para a secagem definitiva e cada peça é encaminhada para outra máquina, a Calandra, onde elas são passadas. Somente após este processo as roupas estão prontas para a distribuição nos setores”, explica a vice-administradora.

Rigor em todo o processo

De acordo com Maria Aparecida, todos esses processos seguem as normas das legislações vigentes, na segurança do produto oferecido e também na segurança do profissional que está executando o trabalho. “Realizamos o Swab, um teste que mostra se há o crescimento de microrganismos nas roupas após passar por todos esses processos. A roupa que chega ao paciente é de qualidade e confiabilidade”, garante.

Somente na lavanderia são lavadas, em média, 68 toneladas de roupas ao mês. Em julho deste ano, o setor ganhou um novo reforço com a instalação da nova calandra (equipamento que facilita a secagem e para passar as roupas utilizadas na instituição). Com o novo equipamento a capacidade de produção aumentou em sete vezes, já que anteriormente, com o equipamento existente no hospital era possível processar 100 lençóis com hora, e, agora, o número aumentou para 700.

Setor de confecção, um importante aliado do HSJosé

Outro setor importante para o desenvolvimento do trabalho de excelência realizado pelo HSJosé, é o de confecção. Por meio dele, são produzidas uma média de 4 mil peças ao mês. Tudo o que é utilizado na instituição (desde roupas de cama até as roupas utilizadas no centro cirúrgico, por exemplo) é produzido pelas mãos habilidosas das costureiras e profissionais do setor.

“Ali são produzidas todas as peças utilizadas dentro da Instituição. Neste setor, fazemos a cada dois meses o inventário, onde temos a quantidade de roupas (enxovais) que estão dentro do HSJosé. Através dessa contagem que ocorre bimestralmente, verificamos que temos uma evasão de 0,47% das roupas colocadas em uso. Analisando os números de outros hospitais de porte semelhantes ao nosso, é considerado um número baixo”, aponta.

O acompanhamento de toda produção, é realizado via sistema de gestão em saúde, utilizado por inúmeros hospitais de todo Brasil, para controlar todo e qualquer tipo de processo realizado em instituições de saúde. “Visamos ter uma postura correta e fidedigna no atendimento do nosso cliente interno, otimizando todos os recursos para que tenhamos resultados, capacitações e benefícios para a Instituição com qualidade e segurança. Dentre a estrutura hospitalar, estes são setores que estão entre os principais serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, já que são responsáveis pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação”, esclarece a profissional.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito