Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sete décadas da rica história de Turvo

A trajetória do município será contada hoje no projeto Cidades do Sul, de A Tribuna, Som Maior e 4oito
Por Vanessa Amando Turvo, SC, 19/03/2019 - 06:05
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É do início do século passado o primeiro ciclo de ocupação da região de Turvo. Em uma região rica pela natureza, circundada por morros, rios e matas nativas, não demorou para os colonos encontrarem o manancial para conseguir bons resultados nas lavouras. Daí para as vocações de hoje, foi um salto, que faz de Turvo a Capital Nacional da Mecanização Agrícola e uma referência em se tratando de cultivo e colheita de arroz.

Foi com os imigrantes italianos Marcos Rovaris e Martinho Guizzo que a colonização das terras de Turvo começou. A partir da compra de glebas de seu primo Marcos, Ângelo Rovaris inicia plantios em 1912, na região do Baixo Rio Turvo. Um engenho de farinha e uma serraria iniciaram o progresso da região. Depois veio estrada, o primeiro comércio, a escola e uma capela. Turvo tornou-se distrito de Araranguá em 1930 e oito anos depois foi elevado à categoria de vila. Em 1948, veio a criação do município, com Osni Paulino da Silva como primeiro prefeito provisório, e a instalação efetiva em 20 de março de 1949, com Abele Bez Batti como o pioneiro mandatário eleito pelo voto popular.

Muito a comemorar

O prefeito Tiago Zilli afirma que o município tem muito a comemorar neste aniversário de 70 anos. Ele atribui o desenvolvimento da cidade às famílias colonizadoras, aos trabalhadores e às pessoas de bem que já passaram ou ainda estão em Turvo. Acredita, ainda, no mérito da educação e da formação dos cidadãos para o crescimento do município.

“O Colégio Servos de Maria é um marco na história do município, boa parte do sucesso da cidade se dá a ele. Antigamente, muitas famílias turvenses e até de municípios vizinhos traziam seus filhos para estudar no Servos de Maria, que é referência em ensino até hoje. Sem dúvidas, essa formação contribuiu e ainda contribui muito para o desenvolvimento de Turvo”, avalia.

Prefeito Tiago Zilli

Em celebração aos 70 anos, a Administração Municipal promove uma série de eventos ao longo desta semana. Nesta quarta-feira, dia do aniversário, haverá missa de Ação de Graças, o corte do bolo e outras atividades na praça da Igreja Matriz. No sábado, dia 23, será feita a escolha da Rainha da Festa do Colono. “Estamos muito felizes com essa data e convidamos a todos para virem comemorar com a gente. Quero desejar à população turvense uma feliz comemoração pelo dia do município e agradecer a todos que, de uma fora ou de outra, contribuíram para esse desenvolvimento”, declara o prefeito.

Infraestrutura urbana e investimentos

Tendo em vista a forte produção agrícola, o prefeito destaca a importância das obras da BR-285, na Serra da Rocinha. Segundo ele, 30% da produção do Rio Grande do Sul deve passar pela rodovia, o que também trará movimento para a economia regional. “Além disso, Turvo se destaca pelo turismo de negócios e rural, então a liberação da BR-285 deve facilitar a vinda de visitantes”, pontua.

Um dos principais objetivos na infraestrutura local está na ligação com o interior para incrementar escoamento das safras. Atualmente, Turvo conta com cerca de 70 quilômetros de asfalto entre comunidades rurais e Centro. “O asfalto é alvo de invesetimento há anos, não porque ele é a solução dos problemas, mas porque facilita a vida do povo, dos produtores rurais e empresas”.

Outra obra importante para a infraestrutura da cidade é a ciclovia inaugurada recentemente a partir da entrada do município. Um segundo trecho está sendo concluído na saída de Turvo em direção a Timbé do Sul. “Fizemos a ciclovia pensando na qualidade de vida das pessoas, na prática de exercícios, mas também na segurança. Hoje, o trânsito é cada vez mais intenso, por isso é importante ter um espaço especial para quem usa a bicicleta”, enaltece.

A ciclovia do acesso a Turvo

Saúde e saneamento

No setor de saúde, o prefeito ressalta o “excelente trabalho feito pelo Hospital São Sebastião, sendo hoje referência para toda a região”. A Prefeitura tem um programa que entrega medicamentos em casa para idosos e doentes crônicos, como hipertensos e diabéticos. As mulheres com 40 anos ou mais também têm uma atenção especial com o programa “Sim, eu me amo”, que oferece mamografias de forma gratuita.

A novidade é o projeto “Filhos do Turvo”, que está sendo elaborado e, quando concluído, deve garantir toda a assistência necessária para gestantes e bebês que residem em Turvo, de acordo com algumas regras. “O Município vai garantir todos os cuidados durante o pré-natal e vai pagar todas as despesas referentes ao hospital, como internação, parto, seja normal ou cesárea. Após o nascimento, a mãe ainda vai receber um kit contendo vários produtos que ela vai precisar para os cuidados com o bebê. É uma forma de valorizar quem é filho do Turvo”, adianta o prefeito.

Em relação ao saneamento básico, Zilli revela que o incremento está sendo feito em duas etapas: a primeira foi inaugurada em dezembro passado, com 488 ligações; a segunda fase está concluída, já em fase de testes, e deve ligar mais 500 casas e empresas ao sistema de esgotamento sanitário. “Serão 980 ligações na área urbana, o que corresponde a 70% de área do município com saneamento básico, totalizando R$ 10 milhões de investimentos, trazendo saúde para todos”, avalia.

Praça ao lado da igreja, outro investimento do município

Assistência Social e Educação

Os turvenses contam com investimentos da prefeitura e iniciativa privada para a área social. De acordo com o prefeito, com auxílio do Governo Federal, o Município entregou, no ano passado, 95 casas populares para pessoas de baixa renda, diminuindo o número de famílias que não possuem moradia. Para as crianças, há investimentos em uma escolinha de futebol. Há ainda um programa voltado para a qualidade de vida dos idosos.

Na área de educação, a Prefeitura paga o transporte escolar para alunos do município e também investiu em uma cozinha industrial que fornece 3 mil refeições ao dia para sete escolas. A alimentação tem como base a Agricultura Familiar do município.

“Estamos construindo mais uma creche para 150 crianças, no Centro, então teremos cinco creches”, conclui Zilli.

A Rádio Som Maior transmite o Programa Adelor Lessa direto do Centro de Eventos de Turvo a partir das 7h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito