Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Ser gaúcho é cultivar o sentimento mesmo fora do estado”

20 de setembro é comemorado o Dia da Revolução Farroupilha, que desde agosto é data oficial em Santa Catarina
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/09/2017 - 14:11 Atualizado em 20/09/2017 - 14:14
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Tradição Gaúcha certamente é uma das mais fortes do Brasil, e 20 de setembro é conhecido como Dia do Gaúcho ou Dia da Revolução Farroupilha. Acordar cedo e preparar o mate com chimarrão, fazer churrasco ou dançar vanerão são apenas algumas das atividades dessa cultura. Um dos nomes mais conhecidos da música gaúcha é Neto Fagundes, que no Programa do Avesso, da Som Maior FM, falou sobre o assunto.

“Ser gaúcho é cultivar o sentimento mesmo quando sai para fora do Brasil. Eu falo direto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, hoje são unidos”, disse o cantor. 

Os movimentos são tão fortes, propagados por Centros de Tradições Gaúchas (CTG), que se espalharam pelo Brasil. Para ser gaúcho não precisa ter nascido no Rio Grande do Sul, basta ter o sentimento de liberdade. Em Santa Catarina, a lei 17.228, de agosto de 2017, oficializou o 20 de setembro como data comemorativa no estado.

“No Oeste catarinense parece ter mais gente que cultiva a tradição do que no Rio Grande”. Sobre uma possível independência da Região Sul, o cantor deu sua opinião. “Sou gaúcho e brasileiro, como diz a minha música mais conhecida, o Canto Alegretense”, completou Neto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito