Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SENAI entrega primeiros respiradores pulmonares consertados

Equipamentos estão sendo recuperados. Repasses serão feitos para hospitais públicos em Santa Catarina
Por Redação Florianópolis, SC, 07/04/2020 - 21:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os primeiros cinco respiradores pulmonares artificiais consertados pelos Institutos SENAI em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville, foram entregues nesta terça-feira, 7, à Defesa Civil de Santa Catarina. A iniciativa integra a ação coordenada pela FIESC, em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), de aumentar a oferta de respiradores pulmonares disponíveis no sistema de saúde público e privado do país, como forma de prevenção ao agravamento da crise provocada pelo novo coravírus, já que o equipamento é considerado crucial nas situações graves da doença, que ataca o sistema respiratório. O transporte dos ventiladores aos locais de destino (que serão determinados pela Secretaria de Estado da Saúde) teve a articulação do Comitê da Indústria da Defesa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Comdefesa-FIESC).

A manutenção de ventiladores é uma das quatro frentes de ação focadas na ampliação da quantidade de equipamentos em uso. As demais são a importação, a ampliação da produção nacional e adaptação de equipamentos similares.

A recuperação de ventiladores danificados e fora de uso é realizada pelo SENAI em vários estados do Brasil, com apoio de empresas como a ArcelorMittal, Fiat, Ford, Scania, Volkswagen, GM e Whirlpool. Segundo o gerente de operações de inovação dos institutos SENAI em Joinville, Alceri Antonio Schlotefeldt, até o momento a instituição recebeu 22 aparelhos. Além dos cinco entregues nesta terça, mais um está concluído e deve ser entregue nas próximas horas. Outros seis estão em fase de manutenção e sete em fase de triagem. Além disso, um foi descartado, por não haver formas de aproveitamento, e outro está em análise. Dezessete pertencem à rede pública e cinco à rede privada.

O empresário César Augusto Olsen, presidente do Comdefesa, observa que o órgão está com 12 aviões disponíveis para o transporte de equipamentos ou material de apoio ao enfrentamento do novo coronavírus. “O espírito de solidariedade está envolvendo todos”, destacou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito