Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem festa mas com celebração no Caravaggio

Pela primeira vez em quase 70 anos, Nossa Senhora de Caravaggio não terá festividades para as suas comemorações
Por Marciano Bortolin Nova Veneza, SC, 25/05/2020 - 16:07 Atualizado em 25/05/2020 - 16:17
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia do novo coronavírus chegou para mudar praticamente tudo. Que o diga as pessoas envolvidas na organização da festa de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, o tradicional evento, que chega à 69ª edição e movimenta o distrito, Nova Veneza e até mesmo a região é diferente.

Nada de parte recreativa e foco apenas nas celebrações que tiveram início na última sexta-feira, 22, com as novenas, sempre respeitando as normas para evitar a propagação do coronavírus. “Todas as celebrações são com 30% da capacidade do santuário, todos de máscara, respeitando o distanciamento, entre outras medidas”, explica o coordenador do Conselho de Pastoral (CPP), Antonio Neto.

Já a partir das 9h desta terça-feira, 26, acontece a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será levada do Seminário Diocesano, passando pelas principais ruas do distrito até chegar ao santuário. “Mesmo não sendo feriado, a transladação já é tradição”, comenta Neto.

Ainda nesta terça-feira, o Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach conduzirá a missa que tem início às 18h e será transmitida pela rádio Som Maior.

As novas seguirão ocorrendo todas as noites até o próximo sábado, sendo que no domingo, Dom Jacinto celebra outra missa a partir das 8h30min. “Sempre após as novenas realizávamos a quermesse, o que neste ano não ocorrerá. Assim como o jantar e a costela”, pontua o coordenador da CPP. 

A história do santuário:

O grupo de famílias que se instalou em Caravaggio, a cinco quilômetros da sede de Nova Veneza, trazia consigo uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio. Um dos primeiros frutos da devoção foi a construção de um oratório, onde as pessoas se reuniam para rezar o terço e cantar. A devoção a Nossa Senhora propagou-se rapidamente, por isso em 1896 foi construída uma capela de madeira. 

Esta primeira estrutura já não condizia com o crescimento dos devotos que se dirigiam a Caravaggio. A maioria a pé e em romaria, então o Padre Miguel Giacca, pároco de Nova Veneza, a 21 de maio de 1914, com a autorização do Bispo de Florianópolis, começou a construção de uma capela maior e de alvenaria. 

Com a criação da diocese de Tubarão em 1954, surgiu a ideia de um santuário diocesano. Caravaggio despertou interesse por ser um lugar apropriado e pela devoção a Nossa Senhora. Em 1957, em visita a Caravaggio, Dom Anselmo Pietrulla, Bispo Diocesano, sugeriu à comunidade a construção de um Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio. Em 1961, o Bispo enviou Monsenhor Gregório Locks a Caravaggio que incentivou o povo a realizar a obra. Em seguida Monsenhor Gregório fez uma viagem à Europa e das observações colhidas lá, nasceu a planta do santuário. A 26 de maio de 1963, foi lançada a pedra fundamental e no dia 29 do mesmo mês iniciou-se a construção.

O Santuário tem a forma de cruz com 40 metros de comprimento e aproximadamente 800 metros quadrados de espaço interno. No dia 1º de outubro de 1967, numa festa em homenagem a Maria, com uma grande concentração de autoridades e fiéis, foi inaugurado o  Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio.

No dia 26 de cada mês, dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, no santuário é celebrada a Santa Missa na intenção de todos os benfeitores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito