Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Selecionados os grupos participantes do 4º Festival Nacional de Teatro Revirado

Evento acontece entre os dias 8 e 13 de agosto em seis cidades do Sul do Estado
Por Redação Criciúma, SC, 07/07/2022 - 19:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após uma escolha difícil pelo grande número de propostas inscritas - um total de 211 do Brasil e Argentina-, a Curadoria fez a seleção de dez grupos para participar da quarta edição do Festival Nacional de Teatro Revirado. O evento será realizado de 8 a 13 de agosto, em seis cidades do Sul do Estado.

Conforme a atriz Yoanara Maques, integrante da Curadoria, os membros sentiram algumas dificuldades no processo da seleção dos grupos: "Estávamos somente em três pessoas e foram 211 propostas com alto nível de qualidade para avaliar e escolher. Tivemos todo um cuidado nos critérios e, ponderação de várias questões para definirmos os participantes", pontua.

Yonara explica que mais espetáculos poderão serem integrados na programação: "Estamos em busca de novos recursos e, se tivermos exito, outros grupos, aqueles que ficaram na suplência, serão chamados", conclui .

Grupos selecionados:

  1. A Dita / Cia. Dela Curva e BiblioBike / Grupo Biblio Bike ambas de Chapecó (SC);
  2. Chica, Fulô de Mandacaru / Cia. Casa Circo de Macapá (AP);
  3. Cuidado que ronca / Grupo cuidado que mancha e Puli-Pulá /
  4. Grupo Cerco ambos de Porto Alegre (RS);
  5. Expresso Caracol / Cia. dos pés de São José do Rio Preto (SP);
  6. La Perseguida / Teatro Vaga Mundo de Balneário Gaivota e Maravilha (SC);
  7. O Circo do só eu / Grupo Barracão teatro de Campinas (SP);
  8. Vikings e o Reino Saqueado / Cia. Os palhaços de Rua de Londrina (PR).

E dois grupos internacionais:

  1. Fidedina Y El Mar / La Caravana e Um Sorriso vale mais que mil palavras
  2.  Variedades Escênicas ambos de Buenos Aires na Argentina.

Fizeram a inscrição 204 grupos, de 21 estados brasileiros e sete da Argentina. A seleção aconteceu no mês de junho. Cada grupo receberá cachê e ajuda de custo. O Festival acontece no mês de agosto, com parte dos recursos vindo através da Lei de Incentivo à Cultura e outra parte sendo subsidiada pelos próprios municípios, ou empresas.

Este ano traz o formato itinerante sem uma cidade sede. Os espetáculos são inéditos e cada grupo poderá apresentar até quatro peças teatrais em seis cidades no sul de Santa Catarina durante seis dias. As apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros - períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Também acontecerá a Mostra Primeira Infância para crianças de 01 a 04 anos

O evento nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. Nos três anos seguintes se solidificou como um dos eventos culturais mais importantes do calendário artístico cultural do sul catarinense.
Em 2020 e 2021 teve uma pausa forçada devido a Pandemia do Covid 19. O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. São patrocinadores até o momento: Farbem, Celesc, Eliane e Giassi Supermercado através da Lei de Incentivo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito