Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretário Nacional elogia sistema de segurança catarinense

General Guilherme Theophilo esteve na capital do Estado para evento promovido pela Acaert
Por Heitor Araujo Florianópolis - SC, 11/10/2019 - 15:33
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O general Guilherme Theophilo, Secretário Nacional de Segurança Pública, esteve em Florianópolis nesta sexta-feira, 11, para uma palestra no evento Momento Brasil, promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). 

Antes da palestra, ele concedeu entrevista coletiva e falou sobre o sistema de segurança pública catarinense, considerado referência nacional.“Essas reuniões que temos feito em todo o Brasil são fundamentais. É a terceira vez que venhoa Santa Catarina e aqui é um exemplo para todo o país. O ministro (da Justiça) Sérgio Moro esteve aqui e também voltou impressionado com o sistema de segurança, com a informatização, grau de tecnologia e o apoio de comunicações, que é fundamental”, avaliou o general.

Na avaliação do general, os maiores problemas de segurança pública no Brasil estão relacionados com a cocaína. “Existem duas grandes guerras no país: a da fronteira e a urbana. Quem alimenta a guerra urbana é a fronteira e esta nós estamos perdendo por essa imensidão de fronteira marítima e terrestre, incluindo com países produtores de cocaína, que é uma droga que está corroendo a nossa sociedade. Vamos integrar 16 órgãos de fronteira e neste ano já temos recordes de apreensão de contrabandos”

Feminicídio

O general Guilherme Theophilo foi questionado sobre as políticas públicas voltadas ao feminicídio, que é um crime que apresenta aumento em Santa Catarina. Com a confirmação do agravante no caso Brenda, em inquérito divulgado nesta sexta-feira pela Polícia Civil, neste ano já foram 43 crimes contra as mulheres no Estado.

“Criamos a coordenadoria de defesa da mulher, contra o feminicídio. Temos pesquisadores trabalhando em conjunto com institutos, para que políticas públicas sejam direcionadas para onde tem resultado", respondeu o general.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito