Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretário de Estado visita escolas em Criciúma

Natalino Uggioni esteve nas duas unidades cotadas para receber um colégio militar
Por Redação Criciúma, SC, 22/03/2019 - 19:49 Atualizado em 22/03/2019 - 23:05
Secretário na escola Heriberto Hülse / Divulgação
Secretário na escola Heriberto Hülse / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por meio do programa SED nas Escolas, estudantes e profissionais de unidades da Região Sul receberam o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni na quinta e sexta-feira, 21 e 22. As comemorações dos 97 anos da EEB Padre Miguel Giacca, visita na escola EEB Humberto Hermes Hoffmann, que recebeu investimento de R$ 31 mil para reconstrução do muro derrubado devido temporal, e bate-papo sobre carreira com jovens do ensino médio fizeram parte da programação.

“Conhecer a realidade das escolas é novo jeito de gerenciar a Educação. Temos o entendimento que precisamos saber, ver e ouvir quem está na ponta para que possamos dar melhores resultados à sociedade catarinense, mas com o objetivo principal de elevar os índices educacionais e tornar o ambiente escolar atrativo aos estudantes”, explica o secretário sobre as visitas que vem realizando nas escolas de diferentes regiões do Estado.

Com o objetivo de trabalhar atividades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, os projetos Sou Giacca e Orgulho-Me Disso e o Fui Aluno e Faço Parte Desta História da EEB Padre Miguel Giacca foram apresentados ao secretário. “A escola conseguiu diversas parcerias com ex-alunos que contribuíram para melhorias físicas e pedagógicas. Parte da vida deles iniciou aqui e temos orgulho de todo o cuidado e preocupação que eles têm com a escola”, conta a diretora Marilda Marcos Lopes. 

Ex-aluno da unidade, Uggioni foi homenageado pelos jovens Isadora de Medeiros Ribeiro, Suzanny Joana Leal, Marcis Antonio de Souza Costa e Emily Stiburski, que representaram os 1.062 mil alunos, com cartazes e recepção no pátio da escola. “Aqui recebi o fundamento da educação. Estou sendo recebido e acolhido hoje como fui lá na década de 1970 e por cinco anos essa escola fez parte e diferença na minha vida. É gratificante ver que ela continua sendo bem cuidada e com alunos empenhados para o bem”, agradece.

Prioridade é acelerar resultados nas demandas escolares

Em janeiro, com o temporal que atingiu o muro da EEB Humberto Hermes Hoffmann, em Nova Veneza, a comunidade escolar, que atende 355 alunos do ensino fundamental e médio, solicitou com urgência a obra. O investimento foi de R$ 31 mil. “Estávamos aguardando reparo no muro há três anos, até que com o temporal fomos surpreendidos com o desabamento e prontamente fomos atendidos pela equipe da Secretaria de Estado da Educação”, diz a diretora Silvana Ghellere Milanez.

De acordo com o secretário, a prioridade é agilizar os processos escolares e garantir a segurança e qualidade na estrutura do ambiente escolar. “Montamos uma equipe para dar respostas para quem está na ponta, ou seja, Gerências Regionais, professores, alunos e sociedade. A Educação acontece na sala de aula e é para lá que nossos esforços estão voltados”, enaltece.

Bate-papo

Ao ingressar no ensino médio, boa parte dos jovens já sabem o que desejam seguir na carreira profissional. Nas escolas Heriberto Hulse, Rubens Arruda Ramos e Toneza Cascaes, não é diferente.

Em conversa com estudantes do 3º ano, foi abordado sobre o ingresso no mundo do trabalho por meio do programa Novos Valores, ofertado pelo Governo do Estado e em instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Temos diversas iniciativas de estágios pelo Estado e queremos que vocês, jovens, aproveitem ao máximo. Quem não vai fazer o vestibular, pode fazer uma formação técnica. Já estamos fortalecendo esse elo com instituições para oferecer programas de qualificação para que as oportunidades se ampliem a todos”, destaca o secretário.

Formação para professores

Em encontro com a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, foi tratada sobre uma parceria para formação de professores voltado às ciências básicas como português, matemática e demais disciplinas, podendo atender até 2 mil docentes inicialmente na região de Criciúma. Um próximo encontro será agendado para apresentação do projeto desenvolvido pela instituição.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito