Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretaria de Saúde de Criciúma promove Campanha Outubro Rosa

Objetivo é ampliar a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero
Por Redação Criciúma, SC, 02/10/2021 - 09:45
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma preparou uma programação especial para a Campanha Outubro Rosa, que inclui palestras, atividades e atendimentos com horário estendido. A proposta visa a conscientizar a população e fortalecer a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa inicia nesta próxima segunda-feira, 04, com a abertura oficial.

“Queremos, por meio dessa programação, mostrar a importância de realizar exames periodicamente. As ações de conscientização servem para esclarecer dúvidas e auxiliar a população. Capacitar ainda mais nossos profissionais e chamar atenção para esse tema é promover saúde na nossa cidade”, destacou o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande.

“Os eventos farão uma alusão ao Outubro Rosa, com uma equipe multidisciplinar trabalhando com as pessoas”, explicou a gerente da Atenção Básica, Eliane Santos. “Para o dia 16, por exemplo, dividiremos as equipes nos parques, com brinquedos para crianças, e vamos orientar as mulheres interessadas em fazer exames citopatológicos e avaliação de mama”, complementou.

Confira a programação

04/10 – Abertura da Campanha e Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS): Oficinas para os ACS's sobre confecção de toucas e turbantes; apresentação do calendário de ações; palestra para enfermeiros da Atenção Básica (AB) com o tema “Saúde pélvica feminina”; apresentação do concurso das equipes AB.

09/10 – Evento Rosa na Praça Nereu Ramos, das 9h às 12h: Conscientização e mais informações sobre a campanha, em parceria com a Rede Feminina, fundações Cultural e de Esporte, Afasc e instituições de ensino da cidade.

14/10 – Atendimento Estendido: Horário especial com atendimento estendido até às 21h nas Unidades Básicas de Saúde.

16/10 – Evento Rosa nos Parques das Nações, Imigrantes e Altair Guidi, a partir das 15h: Brinquedos para crianças, atividades de caminhada orientada, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, zumba, aferição de sinais vitais, informações sobre fatores de risco, orientação sobre vacinação, e música ao vivo.

23/10 – Dia “D”: UBS's abertas no sábado das 13h às 17h, para atendimento e realização de exames citopatológicos e avaliação de mamas.

27/10 – Palestra no Salão Ouro Negro, às 8h30: Palestra para enfermeiros e médicos da AB, sobre rastreamento e diagnóstico em mastologia, com o médico Erik Paul Winnkow.

27/10 a 29/10 – Assistência no Hospital São José: Coleta de exames citopatológico e avaliação de mamas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito