Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Sebrae disponibiliza programa gratuito para auxiliar empreendedores

Foco é a gestão de negócios dos empresários
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 17/08/2020 - 21:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dividida em três etapas, a ação está na fase de aplicação do diagnóstico que identifica o que pode ser melhorado na empresa

Devido ao impacto econômico gerado pela pandemia de Coronavírus, principalmente às micro e pequenas empresas, o Sebrae/SC, como um serviço de apoio para estes modelos de negócio no estado, está disponibilizando um programa com soluções gratuitas para auxiliar os empreendedores a acompanharem o andamento de suas empresas. A ação conta com três etapas: a primeira é a aplicação de um diagnóstico sobre a situação do negócio, a segunda é a elaboração de um plano de ação que possa ajudá-lo a ganhar competitividade no mercado e a terceira é o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI) para dar suporte na implementação das ações do plano.

A etapa inicial já está em andamento. Trata-se de uma ferramenta de diagnósticos inteligentes do Sebrae/SC chamada “Como Anda Sua Empresa”. Focada na gestão do negócio, ela trabalha cinco grandes temas: Finanças, Planejamento, Mercado, Processo e Pessoas. O objetivo é identificar pontos que podem ser melhorados e apresentar os passos que podem ser dados para que a empresa consiga avançar.

“Fazendo uma analogia, de tempos em tempos é bom irmos ao médico fazer um check-up para vermos como anda nossa saúde. Essa ferramenta de diagnóstico serve como um check-up da empresa. Sabemos que as empresas vivem ciclos contínuos, cada novo ano é um novo ciclo da empresa, então é muito importante fazer esse diagnóstico, ainda mais neste momento de pandemia”, destaca o consultor do Sebrae/SC e um dos responsáveis pela aplicação da ferramenta na região Sul do estado, Timóteo Farias.

A aplicação do diagnóstico pode ser realizada de forma presencial ou à distância, pois é uma ferramenta digitalizada. Através de uma série de perguntas feitas ao gestor, as quais servem para entender o momento que a empresa está passando, a ferramenta identifica pontos de necessidade relacionados às cinco áreas citadas. O diagnóstico é importante para que o empreendedor saiba exatamente onde deve implantar melhorias para alavancar o seu negócio.

“Por isso é fundamental que a sabatina seja realizada com uma pessoa ligada a área de gestão da empresa, de preferência o dono mesmo, que conheça o dia a dia do negócio. O diagnóstico é 100% gratuito, o único investimento é de tempo. É preciso que a pessoa tenha interesse em olhar para dentro da empresa e possa disponibilizar de 40 a 50 minutos do seu dia para a sequência de perguntas”, pontua Farias.

A ferramenta “Como Anda Sua Empresa” é voltada para micro e pequenas empresas dos setores produtivos mais afetados pela crise epidemiológica: Moda, Alimentação Fora do Lar, Beleza e Bem e Estar e Turismo. Nas três microrregiões do Sul catarinense (Amrec, Amesc e Amurel), os consultores do Sebrae/SC vão aplicar diagnósticos até o dia 30 de setembro.

Etapas seguintes

O programa foi pensado para que as três etapas sejam complementares. Após o diagnóstico, o empreendedor terá a opção de desenvolver um plano de ação para o seu negócio com o auxílio do Sebrae/SC. Este plano sugere soluções para cada necessidade apontada no diagnóstico. Depois disso, para colocar o plano de ação em prática, o empresário também poderá contar com a ajuda de um Agente Local de Inovação, com o objetivo de retomar a saúde financeira da empresa através do aumento da produtividade, o que movimenta a economia do estado e gera empregos.

A expectativa do Sebrae/SC é atender, gratuitamente, pelo menos 12 mil micro e pequenas empresas com esse programa. Todas essas soluções estão disponíveis nas 15 agências de atendimento do órgão e a previsão inicial é de que as ações continuem até o fim do ano.  Mais informações em http://sebrae.sc/diagnostico.