Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SCGÁS investe para ampliar oferta de gás natural em Santa Catarina

Em 20 anos de operação, Companhia tem hoje a quarta maior extensão de rede do país
Por Redação Florianópolis, SC, 22/09/2020 - 21:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Enquanto concessionária pública de distribuição de gás natural no território catarinense, a SCGÁS tem buscado historicamente expandir o mercado de gás natural para novas regiões do Estado. Além dos investimentos na região litorânea, que concentra os maiores volumes de consumo do nosso Estado, a Companhia tem investido também na interiorização da infraestrutura de distribuição.

Com mais de 1,2 mil km de rede, a SCGÁS atende 64 municípios. São mais de 16 mil clientes diretos consumindo gás natural, dos segmentos industrial (82% do volume), veicular (16% - a frota de GNV em SC é superior a 105 mil veículos), comercial e residencial (2%).

A última década foi marcada pela vantagem em tarifa, que tem se mantido a menor do país em Santa Catarina há mais de sete anos. “A competitividade do gás natural da SCGÁS tem proporcionado condições favoráveis para o mercado catarinense no cenário nacional. O preço e a oferta são fatores decisivos para atrair novos investimentos e ampliar os empreendimentos atuais”, afirma o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Visando atender à demanda por novos pontos de consumo de forma eficiente, a SCGÁS aperfeiçoou e acelerou os processos para ligação de novos clientes. Somente em 2020, por exemplo, mais de 1.000 clientes foram interligados à rede distribuição nos diversos segmentos de consumo. 

Na área da infraestutura, a empresa executa desde 2013 um dos maiores projetos de rede de gás natural desenvolvidos no país: o Serra Catarinense abrange 16 cidades, com mais de 230 km de rede, de Indaial a Lages. Hoje a rede está em Rio do Sul e há um novo trecho de obras até Pouso Redondo em execução.

Em fevereiro, a Companhia lançou o seu maior pacote de obras desde sua fundação: de 2020 a 2024 a empresa investirá mais de R$ 410 milhões, com a meta de dobrar o número de clientes no período e implantar mais de 400 km de rede de distribuição, com 16 novas cidades atendidas. 

Além disso, recentemente a empresa iniciou o abastecimento em Lages por meio de um projeto inovador com redes locais e isoladas. No horizonte de investimentos planejados com esse mesmo modelo, a SCGÁS pretende abastecer Canoinhas e Três Barras no Planalto Norte Catarinense e estuda opções para o Oeste e Meio-Oeste catarinense.  

Consumo

Os meses de junho, julho e agosto apresentaram forte reação de consumo e mesmo com a pandemia a empresa entrega volumes muito próximos do período pré-crise, o que exige soluções de curto, médio e longo prazo para a questão do suprimento, seja pela infraestrutura de transporte atual ou por novos modais. A Companhia busca agora outras alternativas de suprimento para ampliar ainda mais a oferta ao mercado catarinense. 

Demandas recentes de clientes com volumes de mais 140 mil metros cúbicos de gás, no curto prazo, e 100 mil no médio prazo, reforçam a necessidade de superar as atuais limitações de abastecimento por meio de novas alternativas de suprimento. Essa demanda do mercado abastecido se soma a importante reação do mercado de GNV nos últimos dois anos e com as novas cidades e mercados que passam a ser atendidos com a chegada de novas redes de distribuição. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito