Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saúde nas indústrias é pauta do Heathy Day SESI

Soluções para melhorar a qualidade de vida do trabalhador foram apresentadas
Por Redação Criciúma, SC, 18/10/2019 - 15:49
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Levar informação e atualização de conhecimento às empresas quanto à saúde e segurança do trabalhador num momento em que o cenário de saúde vive uma transformação. Com essa proposta Serviço Social da Indústria (SESI) realizou o primeiro Health Day, reunindo representantes de empresas ligados à área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. O evento foi realizado durante a manhã desta quinta-feira, e apresentou soluções que o Serviço Social da Indústria desenvolve para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e melhoria nos índices de absenteísmo, culminando com a redução do custo em saúde nas empresas.

O evento trouxe a Criciúma representantes das diversas áreas ligadas à saúde e segurança do trabalhador do SESI, como a apresentação do programa Alimentação Saudável e da assessoria Planeja Saúde, onde são levantados os dados relativos à saúde e segurança do trabalhador com a proposição das melhores alternativas de investimento em saúde para as indústrias. ”Nossa equipe propõe, ajuda a empresa a acompanhar essas ações, faz o monitoramento e a verificação após as implementações para verificação do resultado. Essa tem sido uma exitosa proposta em prol da redução de custos em saúde nas empresas”, explica o Diretor de Saúde e Segurança da Fiesc, Marco Aurélio Prass Goetten.

Um dado apresentado no encontro dá conta de que atualmente 90% do absenteísmo nas empresas, as faltas e atrasos ao trabalho, não são relacionados a doenças ocupacionais. O dado chama a atenção, pois as doenças relacionadas ao estilo de vida causam um impacto muito grande com relação aos custos das empresas. “É cada vez mais urgente e necessário tratar e falar sobre saúde com as empresas, uma vez que os custos estão aumentando tanto para aquelas indústrias que fornecem ou não fornecem planos de saúde,”, salienta Goetten.

Para a Gerente Executiva Regional Sul do SESI e SENAI, Graziela da Silva Branco, o Health Day é uma oportunidade de reunir as empresas e falar sobre esse novo momento relacionado à saúde e segurança dentro das organizações, visando um trabalho conjunto de longo prazo. “Trabalhamos para que cada vez mais o setor industrial possa contar com a expertise do SESI para ser um protagonista neste desafio de atuarmos de forma preventiva, proporcionando um ambiente profissional saudável e que estimule as pessoas a comportamentos que levem a um envelhecimento saudável”.

O evento trouxe a Criciúma o case da Marisol, que vem realizando desde 2017 o programa Quero Mais Saúde junto aos seus colaboradores. A analista de Recursos Humanos da empresa, Daniela Raquel Vicenzi, apresentou as várias etapas da pesquisa, mapeamento análise e propostas de melhorias relacionadas á saúde e segurança dos trabalhadores da empresa, dentro do programa. Como resultado a empresa tem observado melhorias nos índices de saúde e bem estar das equipes. Em novembro a Marisol será a única empresa brasileira a estar entre as finalistas do Global Healthy Workplace Awards, premiação global ligada à saúde no trabalho. “É uma preocupação com a saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador que a empresa sempre teve, mas que a partir da pesquisa a empresa deu um novo passo em tudo o que já vínhamos falando e hoje estamos caminhando e seguindo”, explica.

Durante o encontro os participantes acompanharam também as apresentações sobre os programas de saúde do trabalhador, alimentação saudável e segurança no trabalho. Após esse primeiro encontro o SESI deve realizar o Healthy Day também em outras regiões de Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito