Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saúde e segurança dos mineiros são os focos da 21ª Cipamin 

Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Mineração segue até sexta-feira 
Por Redação Criciúma, SC, 27/07/2022 - 21:28
Foto: Eloise de Lima/ Divulgação
Foto: Eloise de Lima/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador e preparar os membros das Cipamin´s para terem uma atuação proativa de prevenção da saúde e segurança de todos os colaboradores da indústria de extração do carvão mineral teve início, nesta quarta-feira (27), a 21ª edição do Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Mineração (Cipamin).  

As ações preventivas e o direito do cotidiano foram os temas centrais do primeiro dia de Cipamin, que contou com a presença de autoridades do setor. "Temos sempre o objetivo de ajudar a melhorar a segurança nas minas. Sabemos que participamos de uma atividade de risco máximo, mas garantir a segurança é uma questão fundamental. Chegamos na 21ª edição deste seminário, mais de mil trabalhadores já passaram pelo Cipamin e o objetivo é sair daqui com a visão de um trabalho melhor e com mais segurança", afirmou o Presidente Da Federação Interestadual Dos Mineiros dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Genoir Jose Dos Santos. 

Além de destacar os usos de equipamentos de segurança, as práticas seguras de cada trabalhador são essenciais. "É preciso que haja uma relação de confiança entre os trabalhadores. Quando um estiver em risco o outro precisa atuar na segurança. Estabelecer essa confiança é fundamental para que a prevenção seja mais efetiva", explicou o Coordenador da CRSM e diretor executivo do Siecesc, Coronel Márcio José Cabral. 

As empresas carboníferas atuam como principais responsáveis nas questões de Saúde e Segurança do trabalhador, incentivando ações preventivas e proporcionando treinamento adequado. "Estamos sempre em constante renovação, aprendizagem e capacitação para reafirmar as melhores práticas nas áreas de saúde e segurança. As empresas estão mobilizadas para oferecerem o melhor para alcançar os resultados na garantia da saúde e segurança dos seus colaboradores", ressaltou a presidente do Sindicato da Industria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina, Astrid Barato 

O evento teve início nesta quarta-feira (27) e contou com a palestra de abertura: "Programa Trabalho Seguro", com o juiz do Trabalho, Dr. Ricardo Jahn, e segue até a sexta-feira (29). A Cipamin 2022 contará com a participação de mineiros das carboníferas da região de Criciúma. Além de representantes do CRSM nas palestras e treinamentos práticos e teóricos.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito