Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Satc aproxima alunos com Ensino Online

Aulas remotas estão sendo usadas em todos os níveis de ensino desde a última semana
Por Redação Criciúma, SC, 26/03/2020 - 21:27

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A quarentena estipulada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe desafios para professores e estudantes. A necessidade do isolamento social afetou diretamente na rotina de aulas. Com o objetivo de dar o suporte necessário aos alunos e manter as atividades, a Satc, desde a última semana, adotou o modelo de aulas remotas online para driblar o vírus e aproximar o aluno da escola.

Em todos os âmbitos de ensino foram criadas estratégias para que os alunos não fiquem ociosos durante o tempo de quarentena e o calendário acadêmico possa seguir sem ser muito afetado. Do Infantil à Graduação, são cinco mil alunos que, diante do computador ou celular têm conseguido manter os estudos em dia.

"Estamos com toda a equipe pedagógica juntamente com os professores trabalhando de maneira dedicada para que possamos interagir com os nossos alunos e dar continuidade nas atividades pedagógicas por meio do nosso ambiente virtual", afirma a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Maior conexão entre família e escola

Como a escola atinge várias idades, são usados meios diferentes para cada nível ensino. Com os mais jovens a presença dos pais se tornou fundamental. Em contato direto com os professores, os pais realizam as atividades e registram para que seja arquivado posteriormente.

"As professoras criaram um grupo da sala e toda terça e quinta elas mandam atividade no grupo. Aí fizemos com os filhos e mandamos foto pra ela no grupo. Além disso, vamos guardando. Quando voltarem eles levam tudo pra escola e lá vão conversar sobre as atividades e arquivar no portfólio", conta Morgana Rocho, mãe de Arthur, de cinco anos, que estuda no Infantil 2.

Além de distrair a criança, que está mais tempo dentro de casa, os pais conseguem criar uma conexão com a escola. "Está bem legal essa conexão. As crianças veem as fotos dos amiguinhos, aí lembram uns dos outros e se inspiram também pra fazer as suas atividades e também é legal esse momento de "tarefinha" em família", reitera a mãe.

Desafio para professor e aluno

Diferente do ensino EAD, as aulas são ministradas pelos próprios professores da disciplina presencial e não por tutores. Além disso, cada professor pôde ajustar sua aula para que os alunos tenham maior aproveitamento do conteúdo. "Elaboramos um plano de contingenciamento priorizando a aprendizagem dos acadêmicos, fazendo uso de tecnologias de informação e comunicação gratuitas e plataformas diversas para execução de aulas remotas, visando possibilitar a toda comunidade acadêmica, o acesso aos conteúdos e a realização das atividades de aprendizagem", explica o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Mesmo já possuindo ensino EAD e ambiente virtual próprio, os desafios são tremendos, já que, em apenas alguns dias, os acessos remotos subiram 20 vezes o número normal. "Cabe ressaltar o esforço institucional para o saneamento de problemas de acesso aos portais que ocorreram nos primeiros dias de oferta de aulas remotas, via aquisição de equipamentos tecnológicos e treinamento para o corpo docente", pondera o coordenador.

Mesmo assim, o aprendizado tem sido contínuo, tanto dos alunos quanto dos professores. "É notável o empenho dos professores da Satc na continuidade das atividades de aprendizagem com seus alunos utilizando, além dos ambientes virtuais oficiais da instituição – Ambiente Virtual de Aprendizagem e plataforma Moodle, outros recursos tecnológicos, tais como o Microsoft Teams, WhatsApp, plataformas gratuitas para vídeo conferência além da obtenção junto aos fornecedores, de liberação de uso pelos alunos de softwares específicos", observa Castelan.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito