Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saques do PIS/Pasep começam na próxima segunda-feira

Medida deve movimentar R$ 39,5 bilhões e beneficiar 28,7 milhões de trabalhadores
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/06/2018 - 18:31
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começa no dia 18 de junho os saques das contas inativas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Serão até R$ 39,5 bilhões injetados na economia, com impacto de 0,55% no Produto Interno Bruto (PIB). A constituição de 1988 passou a destinar essas contribuições ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pelo seguro-desemprego e abono salarial, alterando os beneficiados.

“O PIS tem duas fórmulas: os chamados cotistas do PIS, que são os trabalhadores que desde 1971 até 4 de outubro de 1988 tinham carteira assinada e recebiam normalmente os rendimentos. Tem também o PIS abono, que são trabalhadores de qualquer época, que tiveram a carteira assinada nos últimos cinco anos, e que em 2016 tenham trabalhado no mínimo 30 dias e que recebiam em média dois salários mínimos”, explicou o superintende da Caixa Econômica Federal, Ricardo Troglio.

A medida deverá beneficiar 28,7 milhões de trabalhadores. Os saques do PIS são realizadas na Caixa, enquanto os pagamentos do Pasep são disponibilizados no Banco do Brasil. “A diferença é que o PIS é para trabalhadores da iniciativa privada, e o Pasep para os funcionários públicos. A regra é idêntica, só muda o registro do trabalhador”, destacou Troglio.

De acordo com o superintendente, até 1988 era possível fazer o saque no momento de casar, então alguns podem não ter mais o direito. Acesse o site da Caixa ou o do Banco do Brasil para saber se você é um dos beneficiados.

“Até agora só podiam sacar na conta do PIS quem se aposentava ou tinha mais de 65 anos. A partir dessa lei, que vai até 28 de setembro, vão poder sacar todos que tenham cota no PIS, mesmo que não esteja aposentado”, completou.

Cronograma de saques:
Primeira fase de pagamentos: Para cotistas com menos de 57 anos – De 18 de junho até 29 de junho.
Suspensão de pagamentos: De 30 de junho até 7 de agosto.
Crédito em conta na Caixa/BB para clientes cotistas de todas as idades: A partir de 8 de agosto.
Segunda fase de pagamentos: Para cotistas de todas as idades – De 14 de agosto até 28 de setembro.

Tags: pis pasep

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito