Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

São João do Sul é a 10ª cidade a participar de Workshop

Atividade faz parte da programação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico realizado pela Unesc, em parceria com o Sebrae/SC e a Amesc 
Por Redação São João do Sul, SC, 08/06/2022 - 17:01 Atualizado em 08/06/2022 - 17:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A terça-feira (07/06) foi marcada por um grande debate entre lideranças, servidores e comunidade em geral da cidade de São João do Sul. A atividade faz parte do Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico que chega na 10ª cidade da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O encontro, de forma online, contou com a mediação do facilitador Igor Drudi e seguiu a metodologia de escuta qualificada da comunidade acerca de desafios, potencialidades e sonhos para o município.

Durante a atividade, a população presente pôde expor ideias para o futuro da cidade que conta com pouco mais de sete mil habitantes. "Estamos há 15 minutos do mar e da serra. Temos lagoa e terreno fértil para a nossa agricultura. O Poder Público tem feito a parte dele, com investimentos na infraestrutura, na saúde, na economia, na educação e no meio ambiente. Estamos preparando a cidade para o futuro, para 2033, trazendo importantes debates com a Unesc, Sebrae/SC e todos os municípios da Amesc. Estamos investindo também no setor de turismo, já que estamos numa rota turística. Temos que aproveitar essa grande oportunidade", destacou o prefeito Moacir Francisco Teixeira.

A coordenadora do Observatório da Unesc, Melissa Watanabe, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou sobre a participação popular. "Esse processo é de vocês. A Unesc, presente na Amesc, sente-se honrada em participar no desenvolvimento do plano das 15 cidades. A finalidade é trazer direcionamentos e ações para os municípios. Hoje vamos escutar a população, os desafios, o que tem de bom, de sonhos. É a primeira etapa de escuta, depois teremos mais um encontro de forma presencial para definir ações, estratégicas e metas. Todas as informações serão entregues em novembro", comentou, salientando ainda que esse foi o primeiro encontro de discussões entre os joão-sulenses, que podem ainda participar da Consulta Pública no link: https://forms.gle/P8P2JXTDhZqbmJhF6

De acordo com Melissa, as diferentes visões dos moradores em torno de questões que envolvem os desafios, potencialidades e sonhos são fundamentais para a construção de um material que contemple a todos e faça jus ao que a própria cidade espera para o futuro. "Teremos mais um outro workshop ainda sem data definida, mas agora de forma presencial. Temos uma equipe muito capacitada unida em prol da produção de todo esse material", acrescentou Melissa.

Morando há pouco tempo na cidade, o advogado Jairo Adriano Mello disse que enxerga grandes potenciais. "Vim pra cá na pandemia para me isolar e não fui mais embora. Quero trazer minha família para esta cidade.  A região é promissora e esse debate se torna fundamental", disse.

Eixos

Durante o encontro, os participantes foram convidados a uma primeira reflexão: quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra atualmente. Cada grupo teve 15 minutos para responder a pergunta feita pelo mediador.

Na sequência, eles debateram sobre as principais potencialidades (o que a região faz bem) do município para a região. E para terminar: quais são os seus sonhos para região (possíveis novas vocações para o município).

O professor da Unesc Thiago Fabris que integra a equipe da Universidade trouxe informações sobre economia, população, emprego, mercado de trabalho, indicadores de desenvolvimento municipal sustentável, de desenvolvimento humano, social, educacional e de mercado de trabalho.

A partir de agora, todos os dados serão analisados de forma mais minuciosa e pontual, conforme pontuou a professora Ana Paula Silva dos Santos. "O que percebemos dos moradores para os próximos 10 anos são ações voltadas ao turismo, saúde, energia, sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura. Mobilidade urbana, turismo e educação seriam pontos de partida para pensar nas ações futuras", complementou. Dentre as potencialidades, a qualidade de vida, facilidade de acesso a outras cidades, turismo rural e religioso, capacitação para jovens e adultos, entre outros, estiveram na pauta do encontro.

Todo o trabalho desenvolvido pela Universidade, em parceria com o Sebrae/SC, Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e governos municipais é pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Workshop

Já participaram do Workshop, os municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Sombrio, Morro Grande e Turvo.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:
1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito