Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

São Donato busca zerar fila de exames com atividades intensificadas

Com o repasse de 50% do IPTU de Içara, hospital realizará mais de 80 exames semanais
Por Paulo Monteiro Içara - SC, 24/02/2020 - 11:10 Atualizado em 24/02/2020 - 11:24
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O hospital São Donato, de Içara, estará com atividades intensificadas nas próximas semanas com o objetivo de zerar, ou pelo menos diminuir significativamente, a fila de exames no município. O aumento no número de exames realizados no hospital vem como resultado do acordo entre a instituição e o município de Içara, que está repassando 50% do IPTU para o São Donato. 

De acordo com o diretor administrativo do hospital, Júlio De Luca, a partir desta semana já serão colocados à disposição da comunidade em torno de 1300 exames de ultrassonografia, 500 endoscopias e 400 colonoscopias - os quais serão divididos semanalmente. “Serão cerca de 40 exames de ultrassonografia por semana em Içara, 30 endoscopias e 15 colonoscopias”, disse.

Os exames serão realizados com pacientes que já se encontravam há um bom tempo na fila, e mostra o resultado positivo que o repasse de 50% do IPTU de Içara vem tendo para o São Donato e para a saúde na região. “Esta é uma amostra de que o IPTU social já está funcionando no município”, afirmou Júlio.

O diretor administrativo destaca também o fato de que, daqui em diante, o investimento em saúde no município será cada vez maior - já que o IPTU só age de forma crescente. “O IPTU é uma receita corrente crescente, mas a medida que passam os meses e encerra o vencimento com desconto, o valor vem caindo mês a mês. Mas o IPTU nunca decresce, já que, caso Içara tenha 10 mil lotes neste ano, no próximo ele tende à ter 11 mil e nunca menos”, ressaltou Julio.

O repasse de 50% do IPTU de Içara para o São Donato foi aprovado por unanimidade entre os vereadores do municípios, e continuará valendo por mais 10 anos. 

Maternidade e UTI

O hospital içarense também vem apresentando bons resultados na ala da maternidade, encerrando o mês de janeiro com 120 partos realizados. Hoje, 14 gestantes estão presentes no São Donato e, segundo Júlio, o mês deve encerrar novamente com a realização de cerca de 120 partos.

“As mães que procuram o São Donato muitas vezes vão pela falta de vagas na maternidade do Hospital Criciúma, assim como no materno infantil, ou as vezes pela própria preferência da gestante em fazer o parto em Içara. Atendemos pessoas de muitos municípios, como Morro da Fumaça e, especialmente, Lauro Müller”, destacou o diretor

Já a UTI do hospital, que anteriormente  foi alvo de polêmicas pela falta de atendimento, hoje opera lotada e com normalidade no atendimento. Atualmente, a UTI está com 80% do seu local sendo ocupado e, na semana anterior, operou com 100% de lotação.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito