Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina reduz desemprego e mantém a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país

Dados foram divulgados pelo IBGE
Por Redação Criciúma, SC, 15/08/2023 - 15:34 Atualizado em 15/08/2023 - 15:36
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Secom
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O desemprego caiu ainda mais em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%). Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação (64,9%) e de empregados com carteira assinada (88,1%). Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governador Jorginho Mello relembra que em relação ao trimestre anterior, houve queda de 7,7% da população desocupada. “Podemos considerar que Santa Catarina está em pleno emprego. Desde 2014, o Estado não tinha uma empregabilidade tão boa assim no segundo trimestre. Também estamos à frente na região sul em relação à taxa de desocupação. Isso não significa competição, mas sim que garantimos oportunidade para quem vive hoje no nosso Estado e quer um futuro melhor”, destaca. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) também destaca que houve crescimento da população ocupada em 6 das 10 atividades econômicas no estado no 2º trimestre de 2023. O grupamento Outros serviços (12,2%) teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no 2º trimestre. Outros setores que avançaram foram transportes, administração, comércio. 

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que Santa Catarina tem 26 mil empregados com carteira a mais no trimestre e um dos motivos é a economia forte e diversificada. “Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Nessa semana, temos quase 6 mil vagas de trabalho em aberto no Sine. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina. O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento”, avalia.

Santa Catarina permanece com a menor taxa de informalidade do país 

O número de catarinenses na informalidade no 2º trimestre totalizou 1 milhão e 49 mil pessoas, é a menor taxa do país. Os trabalhadores domésticos sem carteira (-2,7%) tiveram redução frente ao 1º trimestre de 2023, com 3 mil pessoas a menos.

SC tem a menor proporção de desalentados

Os desalentados são pessoas fora da força de trabalho, que estavam disponíveis para assumir uma vaga, mas não tomaram providência para conseguir trabalho. O percentual de pessoas desalentadas (0,4%) no 2° trimestre do ano se manteve o menor entre as Unidades da Federação. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito